Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Jornada promovida pela Pascom Arquidiocesana reuniu 70 comunicadores

Cerca de 70 pessoas participaram da Jornada da Comunicação que aconteceu na Paróquia São Sebastião, no auditório Frei Mário Monacelli, no último final de semana. O evento foi uma iniciativa da Pascom Arquidiocesana e reuniu os 12 setores que compõe a Arquidiocese e representantes da prelazia de Itacoatiara.

O evento teve como tema “Comunicar a esperança e confiança, no nosso tempo – Não tenhas medo, que eu estou contigo”. Pela manhã houve animação, palestras, momentos de oração e plenárias onde os grupos partilharam suas impressões do encontro, diante da mensagem do papa para o 51° Dia Mundial das Comunicações Sociais que foi apresentada pelo frei Paulo Xavier, Capuchinho, que atualmente é pároco da Paróquia São Sebastião e São Francisco de Assis.

Segundo Frei Paulo, a comunicação está presente na vida e na história de cada um de nós. Nós somos pessoas da comunicação e a mensagem que temos que comunicar é a boa notícia de Jesus, suas palavras, seus gestos, suas ações, sua vida. “O papa esse ano nos chama atenção de que é necessário que a comunicação seja com esperança e confiança à luz dos acontecimentos que estamos vivenciando dentro desse contexto tão difícil que vivemos de refugiados, de guerras. Ter essa capacidade e a coragem de poder comunicar a vida de Jesus com ousadia, criatividade, com disposição de poder fazer com que a alegria do evangelho seja aquilo que perdura, solidifica e impulsiona a nossa vida, e que essa esperança seja sempre estimulada nessa beleza de poder tecer com o Espírito Santo essa relação do diálogo e de comprometimento, na vida das pessoas e comunicar com o espírito a partir mesmo da nossa realidade, a partir de Jesus, o compromisso com a esperança e com a confiança, é isso que o papa nos pede”, disse ele.

A jornada teve a presença de Pe. Charles Cunha, Coordenador da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus e Superintendente da Rádio e Fundação Rio Mar, ele apresentou a estrutura da assessoria de comunicação e a os aplicativos que serão disponibilizados para cada Pascom. A ferramenta servirá para o envio de informações junto assessoria de comunicação que fará uma triagem dos dados e a veiculação dos acontecimentos de cada paróquia, comunidade e área missionária, fazendo assim uma comunicação integrada e anunciadora de boa notícia.
Na parte da tarde ocorreram as oficinas de Linguagem do rádio na comunicação católica, Redes sociais, Divulgação de eventos e Edição de vídeo no celular.

O evento encerrou-se no domingo (28/5) com a missa na Catedral Metropolitana pelo 51° Dia Mundial das Comunicações Sociais, quando todos os agentes de Pascom receberam uma benção especial de Dom Tadeu Canavarros, bispo auxiliar de Manaus.

 



Por: Rafaella Moura



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz