Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Encontro de Crismandos e Bispos de Manaus reúne cerca de 3000 mil particpantes no Studio 5

Às vésperas da tão esperada Festa de Pentecostes, que acontecerá no próximo dia 4/6, no Sambódromo, a Pastoral Vocacional Arquidiocesana realizou na tarde deste domingo (28/5), a edição 2017 do Encontro dos Crismandos com os Bispos com o tema “Juventude, Fé e Discernimento Vocacional”. O encontrão foi organizado em parceria com a Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS) e com a Rede de Assessores, Assessoras e Cuidantes da Juventude (RACJ).

Segundo os organizadores, o evento contou com a presença de aproximadamente 3000 participantes entre pais, catequistas, religiosos e crismandos, vindos de todos os 12 setores da Arquidiocese de Manaus, que se reuniram no Centro de Convenções do Studio 5 para louvar, rezar, dançar, confraternizar e, principalmente, poder ouvir e conversar um pouco com nossos pastores, Dom Sergio Castriani, Arcebiso de Manaus e os bispos auxiliares, Dom José Albuquerque e Dom Tadeu Canavarro.

“Durante três meses nós ficamos articulando a organização desse evento com os setores, com os catequistas, com os párocos, pois para um evento dessa grandiosidade exige uma motivação para esse número de jovens que são convidados. Além disso, o encontro é importante porque também visa o lado social, pois todo o alimento arrecado será repassado à Pastoral dos Migrantes para ser doado aos migrantes venezuelanos e haitianos”, disse Helder Bruce, da equipe de coordenação da catequese arquidiocesana.

A programação começou por volta das 14h com a acolhida dos crismandos e coleta dos alimentos doados, os crismandos iam chegando em grupos, vindos juntos em ônibus alugados ou em carros particulares, a alegria era a mesma. A festa era para os jovens, mas os catequistas também tiveram um papel muito importante para que tudo ocorresse da forma mais organizada possível, os cuidados com suas “crias” eram visíveis, seja no sentido de manter a união do grupo impedindo que dispersassem, seja mantendo o foco e atenção no encontro, e até mesmo cuidando da alimentação, levando merenda em caixas de isopor ou similares.

Após uma breve animação com músicas, danças e confraternização entre os crismandos para quebrar o gelo, chegou o momento principal, quando os três bispos e a Irmã Esperança (FMM), passaram sua mensagem de boas-vindas, falando um pouco da experiência vocacional vivida. Na sequência foi a vez de abrir a oportunidade para que os pastores pudessem responder às perguntas realizadas pelos crismandos que eram separadas de três em três pela equipe de organização que se dirigia até a pessoa com um microfone.

Dom José Albuquerque sem dúvida era um dos que estavam mais emocionado, lembrando que aquele local escolhido para o encontro dos crismandos, foi o mesmo lugar onde foi realizado sua ordenação sacerdotal e episcopal. “Sabemos que o Crisma é um tempo de decisão vocacional, claro que a grande maioria dos crismados são chamados ao matrimônio, mas não tenho dúvida que o Senhor continua chamando homens e mulheres para viver na vida consagrada. Lembro que em 4 de agosto de 1996, eu era ordenado padre diocesano por Dom Luís e, há 11 meses eu estava aqui sendo ordenado bispo numa bonita celebração presidida por Dom Sergio, Dom Luís, Dom Mario Antônio, Dom Mario Pasqualotto, e ainda estou vivendo essa alegria de recém ordenado para o episcopado”, relembrou Dom José.

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

2 Comentários em "Encontro de Crismandos e Bispos de Manaus reúne cerca de 3000 mil particpantes no Studio 5"

avatar
Patricia Cabral
Visitante

Que maravilha ver tantos jovens de nossa Arquidiocese de Manaus reunidos ouvi do atentamente a partilha de nossos pastores Dom Sergio, Dom José e Dom Tadeu, ao lado desta mulher maravilhosa a Ir FMM Esperança. Parabéns a igreja de Manaus que proporciona grandes de momentos de avivamento e motivação de Fé. Viva Jesus Cristo.

Ana
Visitante

É gratificante ver tantos jovens reunidos, faz bem para a alma e agrada ao nosso Senhor DEUS. Maravilhoso é, está em tua presença Senhor.

wpDiscuz