Dom Tadeu celebra o rito de admissão às ordens sacras e acolitato de seminaristas

A Paróquia Santa Luzia da Matinha, realizou na noite desta quinta-feira (25/05) a Celebração Eucarística com admissão às Ordens Sacras ao seminarista Gutemberg Gonsalves Pinto. Na mesma celebração também foi realizado o rito de Instituição do Ministério de Acólito ao seminarista Hilton Brito de Oliveira. A celebração foi presidida por Dom Tadeu Canavarro, bispo auxiliar de Manaus. Padre Marco Antônio, Padre Marciney Marques, Padre Alcimar Araújo, Padre Cairo Gama, pároco de Santa Luzia, concelebraram com o auxílio dos diáconos Verdade, Ronaldo e Humberto.

Além dos padres convidados, a cerimônia também contou com a presença de familiares dos seminaristas e vários amigos do seminário que vieram prestigiar esse importante momento na vida religiosa de seus irmãos. “Sou de Tefé mas essa vocação despertou aqui em Manaus onde estou desde 2009, e hoje estou aqui realizando um sonho, com uma emoção muito grande porque estou dando esse passo para dizer sim a Deus pois esse é meu grande desejo”, comentou o seminarista Gutemberg que estava muito emocionado.

Para o seminarista Hilton, que em dezembro de 2016, durante a celebração presidida por Dom Sergio Castriani, Arcebispo Metropolitano de Manaus, recebeu o Ministério do Leitorado, com o qual assumiu o compromisso de transmitir a palavra de Deus ao povo, agora recebendo o ministério de Acólito e dando mais um passo rumo ao sacerdócio, o compromisso muda e a responsabilidade aumenta ainda mais, trazendo consigo uma realização plena e cheia de felicidade.

“Estou extremamente contente com mais esse passo que a gente dá e, se antes eu só estava com o ministério de leitor e em algumas ocasiões a gente presidia a celebração da Palavra, agora tenho o compromisso de não só ajudar os padres e diáconos, como também a responsabilidade de preparar o altar,  distribuir a Eucaristia e é isso que eu desejo para a minha vida, pois ser sinal de Cristo no meio da comunidade Cristã é algo que me realiza por que sem seguir a Cristo a minha vida não teria muito sentido”, explicou o seminarista Hilton.

“O chamado do Senhor, nos convida a fazer a experiência da vida comunitária. Temos que confiar plenamente nele, pois Ele nos conduz e nos assiste com a sua graça, sobretudo com aqueles que Ele escolhe para participar desse sacerdócio que recebemos desde o nosso batismo, mas que através dos ministérios ordenados, eles serão encarregados de prosseguir no mundo a missão desempenhada pelo próprio Cristo, e nesta preparação intensa, vão edificando a igreja pelo anuncio da Palavra, pelo distribuição dos Sacramentos e ajudando as inuméras comunidades das igrejas de Manaus”, comentou Dom Tadeu em sua homilia.