Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Procissão e missa encerram os festejos de Nossa Senhora Auxiliadora, no bairro Alvorada

Simples, sem uma grande multidão, porém bonita, muito bem organizada e participativa, provando que nem sempre é a quantidade de pessoas que importa, e sim a intensidade de sua fé. Assim foi a procissão que marcou o fim dos festejos de Nossa Senhora Auxiliadora, realizada nos arredores da paróquia que leva o nome da padroeira, localizada no bairro do alvorada 1. A princípio a caminhada começou contando praticamente apenas com os paroquianos das comunidades, mas no decorrer do trajeto mais e mais pessoas foram se juntando vindos não apenas do bairro do alvorada, mas também dos bairros vizinhos e até mesmo de outras zonas da cidade.

Ao chegarem na igreja, os peregrinos foram tomando seus lugares ao lado dos fiéis que já aguardavam no local, e juntos participaram da missa solene, presidida pelo padre Danival Lopes, da Área Missionária Sagrada Família do Japiim e concelebrada pelo padre Wolney Mourão, pároco de Nossa Senhora Auxiliadora. Vale ressaltar que durante os nove dias que antecederam a grande celebração, a paróquia toda estava participando das noites do novenário, iniciadas no dia 15/05 e, por volta das 5h da manhã do dia 24/05, ocorreu uma carreata com cerca de aproximadamente 30 carros circulando em um trajeto que visitou todas as comunidades pertencentes à paroquia.

Durante a sua homília, padre Danival conversou com a assembleia de maneira descontraída, falando sobre coisas importantes, mas com muito bom humor e, vez ou outra, era inevitável segurar o sorriso mediante as palavras do sacerdote que salientou que o bom cristão deve valorizar acima de tudo a alegria. “Jesus realizou seu primeiro milagre em uma festa de casamento, em meio a pessoas alegres e felizes, e essa alegria é a marca de todo cristão e seguidor de Cristo, pois é uma alegria que não vem dos vícios e sim da presença de Deus em nossas vidas, pois nós devemos ser uns para os outros iguais a um vinho bom, igual os das bodas de Canaã, que alegra e leva a boa nova”, disse sorridente..

Pe. Danival também salientou a importância da mãe do filho de Deus, e até ensinou uma oração para todos os paroquianos presentes. “Maria já esta no céu, coroada rainha e cuidando de nós, como Jesus disse aos pés da cruz: ‘Mãe eis teus filhos’ e aos filhos disse: ‘Filhos eis tua mãe’ e a partir daí Nossa Senhora nos adotou e nunca mais abandonou, pois isso nunca fique triste porque você nunca está só. Acreditem nisso e toda noite rezem três Ave Maria e no final de cada oração diga: ‘Querida mãe Virgem Maria, fazei com que eu salve a minha alma’, Nossa Senhora prometeu a Dom Bosco que quem fizesse essas orações, jamais morreria em pecado mortal”, comentou o padre convidado, mas que diante dos paroquianos se sentiu em casa.

Antes do encerramento da celebração, a comunidade assistiu juntos à um pequeno resumo das nove noites do novenário, que foi mostrado por meio de fotos exibidas em um telão colocado dentro da igreja, um momento que causou muitos sorrisos e até algumas lágrimas de emoção. “Eu participo da pastoral da saúde, visitando os doentes e servi ao irmão que está sozinho e necessitado é maravilhoso, então as graças que recebemos são muitas, inclusive eu pedi uma graça para minha filha, participei de todos os dias do novenário e essa benção foi alcançada com o poder de Nossa Senhora intercedendo por cada um de nós”, partilhou dona Wáldina Lima, Ministra da Eucarístia

Padre Wolney era outro que não escondia a alegria e, durante o dia todo era só sorrisos. Ao final da santa missa, fez um breve discurso onde agradeceu a participação de todos os presentes, sobretudo as equipes, movimentos e forças vivas que trabalharam durante a organização dos festejos e finalizou convidando a todos a participarem também do arraial que acontecerá nos dias 27 e 28, e do super bingão programado para o dia 3 de junho.

“O dia da nossa padroeira foi marcado por vários momentos bonitos, finalizando com uma belíssima procissão e missa com a ilustre presença do padre Danival. Mas essa festa o padre não fez sozinho e por isso estão de parabéns todos os coordenadores de pastoral, coordenadores de comunidade e movimentos, que ajudaram, se empenharam e fazem da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, comunidade de comunidades”, finalizou o pároco.

Programação do Novenário com seus respectivos padres que celebraram

15/05/2017 (SEGUNDA-FEIRA) NOVENÁRIO AUXILIADORA 19:00 PE. CARMELO
16/05/2017 (TERÇA-FEIRA) NOVENÁRIO AUXILIADORA 19:00 PE. ADILSON
17/05/2017 (QUARTA-FEIRA) NOVENÁRIO AUXILIADORA 19:00 PE. WOLNEY
18/05/2017 (QUINTA-FEIRA) NOVENÁRIO AUXILIADORA 19:00 PE. DICO
19/05/2017 (SEXTA-FEIRA) NOVENÁRIO AUXILIADORA 19:00 PE. ALCIMAR
20/05/2017(SABADO) NOVENÁRIO AUXILIADORA 07:00 PE. DICO
21/05/2017 (DOMINGO) NOVENÁRIO AUXILIADORA 17:30 PE. ZENILDO
22/05/2017 (SEGUNDA-FEIRA) NOVENÁRIO AUXILIADORA 19:00 PE. EUDO
23/05/2017 (TERÇA-FEIRA) NOVENÁRIO AUXILIADORA 19:00 PE. PAULO
24/05/2017 (QUARTA-FEIRA) NOVENÁRIO AUXILIADORA 18:00 PE.DANIVAL

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz