Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Jornada de Espiritualidade Inaciana reuniu jovens de Manaus, Belém e Santarém neste final de semana

Cerca de 40 Jovens estiveram reunidos neste último final de semana na Casa de Retiro dos Capuchinhos Ininga, localizada no bairro Coroado, onde ocorreu a Jornada de Espiritualidade Inaciana (JEI) para Jovens, promovido pela Casa Magis Manaus, que teve por tema “Exercícios Espirituais e Juventudes nos passos de Inácio” e  lema “O que fiz, o que faço e o que farei por ti, Senhor?”. Durante os três dias do evento aconteceram dinâmicas, oficinas, momentos de partilha, noite cultural e orações.

Segundo o padre Edson Tomé Pacheco que é diretor do Centro Magis Amazônia em Belém/Pará e responsável pelo trabalho Juventude e Vocações na Plataforma Apostólica Amazônia, a experiência da Jornada de Espiritualidade foi uma oportunidade de conhecer novas pessoas e a essência dos caminhos de Santo Inácio que é fundador da Companhia de Jesus. “É uma grande alegria estarmos aqui nesta jornada que tem como objetivo aprofundar a dinâmica da espiritualidade através da dinâmica dos exercícios de Santo Inácio e como plataforma decidimos que essa seria uma atividade formativa para a juventude da Amazônia”, disse Pe. Tomé.

Esta atividade do Centro Magis Amazônia que coordena as atividades de juventude e vocações na Plataforma Apostólica Amazônia dos Jesuítas, responsável de acompanhar os trabalhos de Juventude e Vocações que a Companhia de Jesus tem na Amazônia, articulado ao Magis Brasil.

Em Manaus a casa é coordenada pelo Pe. Silas Silva, há quase três anos. Segundo ele o objetivo é formar jovens e ajudar no crescimento pessoal. “Neste final de semana tivemos a Jornada que é uma continuidade do que os Jesuítas vem desenvolvendo aqui na Amazônia, por isso que tivemos a participação de outros espaços de juventude que tem como finalidade o aprofundamento e conhecimento da espiritualidade inaciana”, contou Pe. Silas.

Paula Petrucelli que veio de Belém/Pará é cientista ambiental e coordenadora do eixo Sócio Ambiental no Centro Magis Amazônia, disse estar encantada por ser sua primeira vez em uma atividade no espaço de Manaus. “Os amigos que vinham falavam muito bem dos jovens daqui e o desejo de vir para cá era muito grande. A mensagem que eu deixo para a juventude manauara que ainda não conhece o Magis é que conheça e se aprofunde nos passos de Santo Inácio, que com certeza terão outra perspectiva de vida”, disse Paula.

 

Sobre a Casa Magis Manaus

A Casa Magis de Juventude tem como finalidade ser um espaço de formação e acompanhamento para as juventudes. A realização das programações se dão por alguns eixos que a Companhia de Jesus está trabalhando no Brasil, a partir do programa Magis Brasil que são atividades nos eixos socioambiental, de espiritualidade, voluntário jovem, atividades vocacionais. Além de outras atividades realizadas em suas próprias realidades e dinâmicas vividas em cada centro, casa e espaço Magis no Brasil.  Em Manaus, a casa Magis fica localizada na Avenida Leonardo Malcher, 347, bairro Aparecida.

 



Por: Rafaella Moura



Deixe um comentário

1 Comentário em "Jornada de Espiritualidade Inaciana reuniu jovens de Manaus, Belém e Santarém neste final de semana"

avatar
Luluca Alvim
Visitante

Parabéns! É bom ver essa juventude nos anima – nós “jovens” já tem muito tempo!

wpDiscuz