Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Paróquia Santa Luzia celebra o Crisma de 48 jovens e adultos

A Paróquia Santa Luzia, situada no bairro da matinha, celebrou com alegria na noite deste domingo (07/05) o Crisma de 48 jovens e adultos que, desejando confirmar sua opção de seguir Jesus Cristo, receberam o sacramento pela imposição das mãos e a unção de Dom Sergio Castriani, Arcebispo Metropolitano de Manaus que presidiu a Missa da Confirmação.

A celebração decorreu normalmente, com a procissão de entrada dos crismando e seus respectivos padrinhos tomando seus lugares nos bancos da frente da igreja. Após a leitura do evangelho, deu-se início ao rito da Crisma, com a apresentação dos crismandos à Dom Sergio realizada pelo Pe. Cairo, pároco de Santa Luzia, e logo depois da homilia do arcebispo, os crismandos acenderam suas velas para juntos fazerem a renovação das promessas do batismo.

Na sequência, o arcebispo estendeu as mas mãos sobre os confirmados e fez uma breve oração pedindo a vinda do Espírito Santo Paraclito trazendo os seus sete dons sobre todos. Depois, chegou o momento mais aguardado, quando cada crismando se aproxima de Dom Sergio acompanhado de seu padrinho/madrinha, para ser consagrado recebendo na testa o sinal da cruz com o óleo do Crisma. “O batismo e a Crisma são portas de entrada do Cristão na igreja e é com muita alegria que recebemos hoje esses novos crismados”, disse Dom Sergio.

Entre os crismandos presentes, vale destacar o jovem Inácio, cadeirante, e a Dona Patrícia, de 87 anos, que apesar da idade era a umas das crismanda mais atuante, segundo o Pe. Cairo, que não escondia a alegria ao ver tantos jovens e adultos recebendo o santo Sacramento no dia que se comemorava o Bom Pastor. “O Crisma é para todos, não importa a condição física ou a idade, todos são filhos de Deus e tem direito a serem crismados”, comentou o padre.

Ao fim da celebração, Dom Sergio muito solicito, atendeu o pedido dos crismados e fez a tradicional foto ao lado de cada um. “Estávamos um pouco parado com a catequese e agora com essa turma voltamos novamente superando as expectativas e hoje podemos comemorar não apenas a crisma deles, mas o engajamento de cada uma nas atividades da comunidade, seguindo nosso lema que ‘teu sim fortalece o meu sim’”, explicou Daniel Jean, coordenador de catequese da paróquia.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz