Quatro jovens de Manaus participaram, no período de 28 de abril a 1 de maio, do III Fórum Magis Brasil. O evento aconteceu no Centro Cultural de Brasília (CCB), em Brasília – Distrito Federal, e contou com a participação de mais 120 pessoas entre jovens, adultos e religiosos de 16 estados do país.
Os jovens Arthur Amorim, da Área Missionária João Paulo II; Késsia Maria e Lidiane Cristo, da Área Missionária Santa Margarida de Cortona, e o Pe. Silas Silva – SJ, todos vinculados a Casa Magis Manaus, representaram o Amazonas e integraram juntamente com o Espaço Magis Santarém, Marabá e Belém, a delegação do Centro Magis Amazônia.
Com o tema “Ser mais para os demais”, foi o segundo fórum com a participação dos leigos que trabalham nas obras vinculadas a Companhia de Jesus – Jesuítas do Brasil. O primeiro em 2015 teve apenas a participação de uma leiga, sendo todos os outros participantes religiosos Jesuítas ou religiosos com o carisma inaciano, e que trabalhavam nas obras de juventude da companhia.
Além da formação, o fórum tinha como objetivo a elaboração de materiais, celebração e a troca de experiências entre os participantes que colaboram na implementação do programa nos centros, casa, espaços e instituições como faculdades, colégios e paróquias por todo o país.
O programa MAGIS Brasil nasceu após a Jornada Mundial da Juventude – JMJ do Rio de Janeiro, em 2013, com o evento Magis Brasil, é um sinal da ação articulada em rede da Companhia de Jesus no meio dos jovens, para oferecer-lhes experiências, formação e acompanhamento em vista do serviço da fé e promoção da justiça, formando homens e mulheres para os demais. Não é mais um movimento dentro da igreja, mas um modo de viver e agir com e para as juventudes.
Fotos: Comunicação Casa Magis Manaus
