Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Conselho de Leigos promove formação no setor Alvorada com base no Documento 105

Na manhã deste ultimo domingo (30) aconteceu a segunda formação sobre o Documento 105 – Cristãos Leigos e Leigas na igreja e na sociedade, com a participação de 62 lideranças do Setor Alvorada, promovida pelo Conselho de Leigos arquidiocesano no Auditório do Pro-Menor Dom Bosco. A temática apresentada foi o Capítulo III A AÇÃO TRANSFORMADORA NA IGREJA e NO MUNDO, com o facilitador José Ricardo Wendling, católico atuante deste sua adolescência e que hoje como sinal de atuação está como deputado estadual de nossa cidade.

O objetivo da formação foi apresentar aos leigos e leigas de nossa arquidiocese os espaços de atuação que devemos atuar como extensão da nossa vida pastoral. Igreja em “chave de missão” significa estar a serviço do reino, em diálogo com o mundo, inculturada na realidade histórica, inserida na sociedade, encarnada na vida do povo. “a Igreja é comunhão no amor” (DAp, n. 161). Ela é chamada a tornar-se cada vez mais na prática aquilo que já é na sua essência: comunidade missionária. Comunidade que reflete na terra o amor e a comunhão das pessoas da Santíssima Trindade.

O Papa Francisco quer uma Igreja de portas abertas; Mais forte no querigma do que no legalismo; Igreja da misericórdia mais do que da severidade; Igreja que “não cresce por proselitismo, mas, por atração” (Bento XVI)D.I. de Ap. Ao início do ser cristão, não há uma decisão ética ou uma grande ideia, mas o encontro com um acontecimento, com uma Pessoa que dá à vida um novo horizonte e, desta forma, um rumo decisivo’” (EG, n. 7; DCE, n. 1).

Motivados pelas orientações do Papa Francisco, que convoca para uma “Igreja em saída”, os cristãos leigos evangelizarão com ardor, dinamismo, ousadia, criatividade, coragem e alegria. Não terão medo de se sujar com a lama da estrada. Antes, terão medo de ficar fechados nas estruturas que criamos. “Teremos mais duas formações que serão mais direcionadas a criação do Conselho de Leigos do Setor já agendadas para os dias 11 de junho e 02 de julho”, afirmou Patrícia Cabral – Presidenta do CNLB Manaus.

                                                                   


Deixe um comentário

1 Comentário em "Conselho de Leigos promove formação no setor Alvorada com base no Documento 105"

avatar
Patricia Cabral
Visitante

Parabéns ao Setor Alvorada pela a iniciativa de estudar o Documeto dos Leigos e Leigas. O próximo setor será Avenida Brasil e outros setores que desejam realizar a formação basta entrar em contato através da Coordenação de Pastoral. Abraços fraternos
Patrícia Cabral

wpDiscuz