Arquidiocese de Manaus

Bispos do Brasil reúnem-se em assembleia geral para aprofunda​r o tema iniciação à vida cristã

No período de 26 de abril a 5 de maio, os bispos de todo o Brasil estarão reunidos na 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que acontece de , em Aparecida ​- São Paulo. Trata-se do maior encontro do episcopado brasileiro que acontece anualmente e resulta em importantes decisões para a Igreja do Brasil. Mais de 300 bispos ativos e eméritos estarão presentes  e a Arquidiocese de Manaus estará representada pelo seu arcebispo metropolitano Dom Sérgio Castriani;  os bispos auxiliares Dom José Albuquerque e Dom Tadeu Canavarros.

Este ano o tema central será  “Iniciação à vida cristã”. Segundo o presidente da CNBB, cardeal Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília (DF), durante o encontro os presentes recordarão as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja que estão em vigor, sendo uma das cinco prioridades é que a Igreja é a casa da iniciação cristã, um trabalho ainda desafiante, pois se trata de algo que precisa de mais atenção, mas atenção à catequese e aos ritos de iniciação cristã, que começa com o Batismo, que precisa ser mais valorizado, melhor preparado e vivenciado.

Os bispos também aprofundarão temas da atualidade da conjuntura política brasileira e a conjuntura eclesial após os 10 anos da conferência de Aparecida.  Em sintonia com o Ano Nacional Mariano, várias atividades serão realizadas para marcar os 300 anos da imagem de Aparecida e também os 100 anos das aparições de Nossa Senhora de Fátima ao longo da 55ª Assembleia dos Bispos do Brasil. A missa do sábado dia 29 de abril, às 7h30, será dedicada à nossa Senhora, com entronização da imagem, cantos e homilia especial. À noite, às 20h, encerrando o Retiro dos Bispos, acontece a peregrinação, procissão e celebração Mariana.

A abertura oficial da 55ª Assembleia Geral acontece no dia 26 de abril, no Centro de Eventos padre Vítor Coelho de Almeida, onde acontece a maior parte dos trabalhos dos bispos.  As atividades iniciam com a missa diária no Santuário Nacional com laudes, sessões pela manhã e a tarde; no final de semana acontece o retiro dos bispos.  A cada dia os bispos concedem entrevistas coletivas sempre às 15h, na Sala de Imprensa do Centro de Eventos, com a presença de três bispos designados pela Presidência da Assembleia.

Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus