Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Dom Sergio visita instalações dos transmissores da Rio Mar FM que entrou em teste no domingo de Páscoa

16 de abril, um dia para entrar na história, pois na manhã de hoje, a Rádio Rio Mar deu mais um importante passo para a realização de um sonho que já dura mais de 30 anos, quando com grande alegria, padre Charles Cunha, Diretor Superintende da Fundação Rio Mar, anunciou ao final da celebração da Páscoa (por volta das 8h30), na Catedral Metropolitana de Manaus, que a partir daquele momento a Radio Rio Mar estava operando pela primeira vez em FM, transmitindo em caráter experimental na frequência 103,5 MHz.

O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, que estava presidindo a celebração na catedral, ficou visivelmente emocionado e vibrou com a maravilhosa notícia que todos os ouvintes, amigos, colaboradores e funcionários da Rio Mar aguardavam ansiosamente. Pela parte da tarde, Dom Sergio fez uma breve visita às instalações dos transmissores de FM da Radio Rio Mar, localizado na Rua Agostinho Martin, ao lado do cemitério Santa Helena no bairro de São Raimundo, onde padre Charles Cunha junto com Davi Melo, Supervisor de Operações e Anderson Santos, Coordenador de Programação, explicaram um pouco sobre o funcionamento dos novos transmissores e de como a migração para FM irá beneficiar aos ouvintes.

“Estamos saindo da Amplitude Modulada (AM) e passamos a transmitir pela Frequência Modulada (FM), nossos equipamentos agora não irão mais sofrer interferência pelo campo magnético gerado por transformadores de energia, motores de caminhão, lâmpadas fluorescentes, motor de ar-condicionado e etc que antes interferia na transmissão AM, mas que na FM não acontece e assim os ouvintes conseguem ter uma recepção mais ‘limpa’. Além disso, nossos transmissores agora são modernos, menores e muito mais eficientes, tanto na potência quanto energeticamente, já que os anteriores tinham uns 30 anos. Mesmo o novo transmissor tendo uma potência de 12mil wats, vamos trabalhar utilizando somente 3mil, conforme ordena a legislação”, explicou Davi.

Mas os ouvintes que tem seu programa favorito na AM, não precisam se preocupar, pois ainda poderão acompanhar simultaneamente as duas programações por um bom tempo. “O caráter experimental começa hoje (16/04) e segue até o dia da inauguração oficial que será no domingo de Pentecostes (04/06). Durante essa fase, entra no ar apenas músicas, vinhetas e hora certa gravada com o propósito de se fazer os ajustes técnicos (funcionamento dos transmissores, antenas) para ver como está chegando a recepção e melhorando no decorrer desses dias. Porém, nesses dias a rádio AM continua com a sua programação normal e, quando a FM entrar na íntegra, a Rádio Rio Mar ainda terá um prazo de seis meses para devolver a concessão para o Ministério das Comunicações”, comentou Anderson.

Após fazer um rápido “tour” pelas instalações dos transmissores, que foram recentemente reformadas para receber os novos equipamentos, e escutar atentamente as explicações dos técnicos, Dom Sérgio posou para a foto oficial, (ao lado do bispo auxiliar Dom Tadeu Canavarro e alguns funcionários e religiosos), depois juntou-se aos demais funcionários da Fundação Rio Mar em um almoço de confraternização. Padre Charles era sem dúvida um dos mais animados e felizes com a nova conquista que aconteceu em um dia mais do que abençoado, e não esqueceu de agradecer a grande ajuda do Arcebispo que, mesmo cansado da maratona realizada durante a Semana Santa, não esqueceu de se fazer presente nesse momento tão especial.

“Estamos muito felizes porque a Rádio Rio Mar ressurgiu na Páscoa do Senhor, graças a Deus, graças à nossa Igreja, graças a tantas pessoas que acreditaram nesse sonho, como o Pe. Tiago, Pe. Martin, Dom Luís entre muitos outros e de modo muito especial, a Dom Sergio, nosso querido Arcebispo que confiou toda a ajuda necessária para que essa graça acontecesse. Também não podemos nos esquecer de todos os nossos ouvintes e contribuintes da Fundação Rio Mar, porque juntos vamos continuar a ajudar a Rio Mar conquistar um lugar que já foi dela, ou seja, honrando a sua tradição, sua história e sendo uma emissora forte e a grande voz do rádio amazonense”, concluiu Pe. Charles.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Dom Sergio visita instalações dos transmissores da Rio Mar FM que entrou em teste no domingo de Páscoa"

avatar
Padre Danival Lopes
Visitante

Um momento muito importante na nossa vida eclesial. A mensagem da boa noticia do Evangelho sera a noticiada de forma audível. Parabens a todos que contribuem com esse projeto.

wpDiscuz