Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Igreja da Matriz celebra Vigília Pascal presidida por Dom Sergio

O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, presidiu na noite deste sábado (15/04), na Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz), a celebração mais importante do calendário litúrgico cristão, a Vigília Pascal, que representa o aguardo pela ascensão de Jesus sobre a morte. A Vigília é dividida em quatro momentos solenes: Celebração da Luz (benção do fogo, procissão do círio pascal e proclamação da Páscoa); Liturgia da Palavra (com sete leituras do evangelho, sete salmos e sete orações); Liturgia Batismal (onde é realizada a benção da água) e Liturgia Eucarística.

E foi assim, com o povo todo do lado de fora da igreja que o rito da benção do fogo começou, com o arcebispo acendendo o círio pascal na fogueira e adentrando em procissão na igreja (com as luzes apagadas) com os fiéis logo atrás tomando seus lugares e cantando com uma vela acesa, permanecendo assim até o fim da proclamação da páscoa, quando todos se sentaram para acompanhar as leituras bíblicas que fazem parte da liturgia da palavra, onde foram proclamadas sete leituras e sete salmos muito bem cantados e meditados pela assembleia.

Após a homilia de Dom Sergio, que falou sobre a fé na ressurreição e na vida nova em Cristo Ressuscitado e também fez um breve resumo das leituras proclamadas, o arcebispo realizou um dos momentos mais importantes que foi a benção da água batismal, logo após o canto da ladainha de todos os santos. Com todos de pé e novamente com a vela acesa, o arcebispo realizou a renovação das promessas do batismo. Após esse momento a celebração seguiu normalmente com a liturgia eucarística.

Na Arquidiocese de Manaus, em todas as Paróquias e Áreas Missionárias foram realizadas a Vigília da Páscoa, atraindo um multidão de fiéis para juntos celebrar a Páscoa de Jesus e fortalecer a sua fé na crença da ressurreição do Senhor.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz