Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Fiéis lotam Catedral para celebrar o domingo de ramos com santa missa presidida por Dom Sergio

No decorrer deste domingo, (09/04) uma programação toda especial está sendo realizada pela Igreja Católica para dar início à Semana Santa e, em Manaus, várias paróquias e áreas missionárias celebraram durante a manhã, a tradicional missa do Domingo de Ramos, que marca o fim da Quaresma e relembra o momento em que Jesus Cristo foi aclamado como Rei dos Judeus ao chegar a Jerusalém montado num jumentinho. Na Catedral Nossa Senhora da Conceição (Igreja da Matriz), a primeira celebração começou às 7h30 e, mesmo sendo bem cedo, a igreja estava lotada de fiéis que vieram de todas as partes da cidade para participar da solenidade presidida por Dom Sergio Castriani, arcebispo Metropolitano de Manaus.

Antes de começar a celebração, todos foram convidados a sair de seus lugares e se dirigirem ao lado de fora da igreja, na parte lateral onde foi realizada a benção dos ramos, porém, antes de Dom Sergio abençoar os ramos dos fiéis, foi realizada a solene liturgia com a leitura do evangelho, onde relembraram a passagem da bíblia que narra como Jesus foi recebido por um corredor de folhas de oliveira ao chegar à cidade Santa de Jerusalém. “Os ricos usavam cavalo, mas Jesus era humilde, pacífico e por isso escolheu um jumento para montar e entrar na cidade, onde foi recebido pela multidão que espalharam ramos pelo seu caminho”, comentou o Arcebispo antes de abençoar aos ramos.

Após esse momento, os fiéis seguiram cantando em procissão de volta para dentro da igreja, onde deu-se continuidade a santa missa, marcada por vários momentos de emoção e devoção. Em sua homilia, baseada na leitura do evangelho que narra a Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, Dom Sergio falou sobre a obediência e a solidariedade de Jesus que morreu e se sacrificou por nós, salientou também a importância da vida e morte de Jesus para a humanidade, que Deus amou tanto ao ponto de dar seu filho único para morrer na Cruz pela remissão dos nossos pecados.

“Hoje é um dia de relembramos a morte e o sacrifício de Jesus pela humanidade, que mesmo sendo filho amado de Deus, viveu como homem no meio de nós. Isso é solidariedade e quanto mais humanos nós somos mais próximos de Deus ficamos” comentou Dom Sergio em um dos trechos da sua mensagem. Mensagem essa que os participantes parecem ter compreendido em sua completamente. “A missa foi excelente, importante a Igreja preservar estes momentos da semana santa, lembrando os momentos que Jesus esteve próximo da crucificação até a ressurreição, celebrando a Páscoa”, disse Alzerino Lira.

Já para a dona Doroteia Brasil, a missa de Ramos foi uma celebração emocionante e muito importante para começar a Semana Santa de forma mais abençoada. “Hoje iniciamos a semana que revive esse momento, da entrega de Jesus Cristo, morto crucificado e que ressuscitou para a salvação de todos nós. É muito gratificante poder participar de uma celebração tão emocionante assim, voltamos revigorados para casa”, comentou a fiel que é da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, mas que sempre frequenta a igreja da Nossa Senhora da Conceição, santa padroeira do município de Humaitá onde nasceu.

“Sempre frequento as novenas de Nossa Senhora Aparecida, mas hoje fiz questão de chegar cedo e vir acompanhar aqui na matriz, a missa que abre a semana santa e foi uma celebração linda, cheguei a me emocionar em vários momentos”, disse o senhor Rodolfo Silva. Ao contrário de Rodolfo, o senhor Airton Matias, da paróquia de São Jorge, compareceu com a família em peso para juntos se prepararem para receber Cristo. “Cristo nos dá a grande promessa de uma vida nova, por meio da sua morte e ressurreição que começamos a celebrar a partir de hoje com a missa de ramos”, comentou.

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz