Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Religiosos de Lins (SP) realizam visita pastoral aos irmãos missionários em Manaus

Na noite desta segunda-feira (3/4), chegaram a Manaus Dom Francisco Carlos, bispo diocesano de Lins (SP) e Pe. Francisco Arcanjo, vigário episcopal da mesma diocese, cuja a viagem tem por objetivo fazer uma visita pastoral aos missionários Pe. Matheus Ferreira e o diácono Luiz de Lavor, enviados para o Amazonas em setembro de 2016, pelo Projeto Missionário entre o Regionais Norte 1 (Amazonas e Roraima) e o Sul 1 (São Paulo) onde, desde essa data, estão atuando junto à igreja Nossa Senhora Mãe dos Pobres, no bairro do Puraquequara, desempenhando seus trabalhos na paróquia e nas comunidades ribeirinhas pelos próximos três anos.

E foi como uma calorosa recepção, com faixas, cartazes e cantando o hino da Campanha da Fraternidade deste ano, que a “comissão” de boas-vindas recebeu de braços abertos os dois religiosos, que ficaram visivelmente surpresos e felizes com o gesto de carinho. “O movimento familiar cristão, os ministros da eucaristia, catequistas, acólitos, enfim, praticamente cada um dos movimentos que atuam na igreja Nossa Senhora Mãe dos Pobres mandou um representante para fazer parte dessa acolhida que tem desde criança até adulto”, disse o sorridente Pe. Matheus.

Para Dom Francisco, a viagem é uma oportunidade de rever os missionários enviados e poder conhecer um pouco melhor o povo do Amazonas e a cidade de Manaus, na qual está vindo pela primeira vez. “Tenho essa satisfação de poder visitar com muita alegria nossos irmãos missionários e ao mesmo tempo poder conhecer um pouco mais da caminhada religiosa do povo amazonense, pois essa é uma visita missionária nessa Terra que acolhe com carinho tantos missionários. Aproveito para deixar aqui uma palavra de esperança e confiança no meio de tantas crises e sentir que a Palavra de Deus ilumina e encoraja nossa missão”, declarou o bispo.

Pe. Francisco, também está em Manaus pela primeira vez e chegou com uma grande expectativa de conhecer os desafios e conquistas da igreja local, além é claro de poder matar saudade dos irmãos missionários. “Queremos rever nossos missionários e conhecer a realidade da igreja, com suas alegrias e seus desafios e, a partir dessa visita, quem sabe não despertar o desejo em outros irmãos de fazer uma experiência missionária”, comentou o padre Francisco que é Coordenador Diocesano de Pastoral e também professor de pastoral e comunicação, além de comandar um programa semanal na rádio Regional Esperança chamado “Por Um Mundo Melhor”.

Entre as atividades previstas na programação dos religiosos estão:

·         Missa na comunidade Nossa Senhora de Nazaré no beiradão do Rio Amazonas;

·         Visita a comunidade São Francisco do Mainã no Lago do Puraquequara;

·         Visitar a Catedral Metropolitana de Manaus e Mercado Adolfo Lisboa.

·         Almoço com o arcebispo Metropolitano de Manaus Dom Sergio Castriani e bispos auxiliares

·         Visita a comunidade das Irmãs da Imaculada Conceição de Castres (Irmãs Azuis);

·         Celebração da Santa Missa na matriz paroquial de Nossa Senhora Mãe dos Pobres no Puraquequra, as 19h30 do dia 5 de abril, encerrando a visita pastoral com um jantar compartilhado junto com a comunidade

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz