Faleceu aos 86 anos Dom Clovis Frainer, que foi arcebispo de Manaus de 1985 a 1991

O então arcebispo emérito da Arquidiocese de Juiz de Fora, Dom Frei Clóvis Frainer, faleceu na tarde de terça-feira, 4 de abril, aos 86 anos, vítima de complicações pulmonares e falência de outros órgãos.  Atendendo ao pedido do Papa João Paulo II, ele foi arcebispo da Arquidiocese de Manaus por 6 anos (1985 – 1991).

Confira a nota de pesar do arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, Dom Gil Antônio Moreira.

Nota de Falecimento

Com imenso pesar, comunico ao reverendo Clero e a todo o povo de Deus que caminha na Arquidiocese de Juiz de Fora, o falecimento de nosso estimado Dom Clovis Frainer, Arcebispo Emérito desta Sede Metropolitana. Teve seu desenlace hoje, por volta de 15h, em Caxias do Sul/RS, onde residia, e onde se dará o sepultamento amanhã, às 16h.

A Arquidiocese de Juiz de Fora deve muitos obséquios a este extraordinário Pastor, que deu a sua vida pela Igreja e pela evangelização de nossa gente. Como bom franciscano, deu testemunho de desapego das coisas materiais e de qualquer honraria humana.

A Província Eclesiástica de Juiz de Fora se solidariza com a família franciscana capuchinha na dor desta ausência e na fé firme na ressurreição dos mortos. A páscoa definitiva de Dom Clovis seja luz para a Páscoa que estamos para celebrar em toda a Igreja.

Dom Gil Antônio Moreira

Arcebispo Metropolitano de Juiz de Fora

4 de abril de 2017

 


O corpo está sendo velado na Capela da Casa São Frei Pio, junto ao Convento dos Capuchinhos, em Caxias do Sul. A missa e orações de despedida acontecem na Matriz Imaculada Conceição (Capuchinhos de Caxias do Sul), às 16h, de hoje, 5 de abril. Em seguida, o corpo de Dom Clóvis será sepultado no Memorial dos Capuchinhos de Caxias do Sul, junto ao Convento dos Capuchinhos.

Dom Clóvis pertencia à ordem dos franciscanos capuchinhos e foi o terceiro arcebispo de Juiz de Fora, assumindo o governo da Arquidiocese em 15 de agosto de 1991 e tendo se tornado emérito em 28 de novembro de 2001.

 


Trajetória

Em 1978, dom Clóvis, foi eleito primeiro bispo da recém-criada Prelazia de Coxim (MS), onde tomou posse no dia 14 de maio. Em 05 de janeiro de 1985 foi transferido para Manaus (AM) como arcebispo metropolitano, nomeado pelo papa João Paulo II, onde tomou posse no dia 31 de março. Em 22 de maio de 1991, foi nomeado arcebispo de Juiz de Fora (MG) com a tomada de posse em 15 de agosto.

Atuou na arquidiocese de Juiz de Fora (MG)  até 28 de novembro de 2001, quando da publicação oficial da renúncia. Após 24 anos de múnus episcopal, tornou-se arcebispo emérito.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários