Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Retiro anual de Diáconos Permanentes acontece em clima de muita oração e confraterização

Cerca de 45 diáconos permanentes e 21 esposas participaram durante este domingo (2/4) do Retiro Anual do Diáconos, realizado no Seminário Arquidiocesano São José, das 7h30 até as 17h. O evento foi organizado pela Comissão Arquidiocesana dos Diáconos (CAD), tendo à frente o diácono Gilson Mota e o bispo auxiliar Dom José Albuquerque, que foi um dos formadores. O retiro contou com uma programação bem vasta que incluiu: momentos de meditação; adoração ao Santíssimo Sacramento, trabalhos em grupos; partilhas e celebração eucarística, tudo feito em um clima de muita alegria, oração e confraternização.

Segundo o diácono Gilson, o retiro faz parte de um processo de formação permanente que junto ao encontro mensal, realizado no ramal do brasileirinho, compõe o momento de crescimento e comunhão diaconal, visando o espírito da unidade não só entre os diáconos, como também entre as famílias e, o fato do retiro ser realizado no tempo da quaresma é bem mais proveitoso, pois ainda gera um sentimento de mudança e conversão.

O retiro anual é uma proposta do nosso calendário que visa a união, por isso, nada melhor do que vivenciar esse encontrão no tempo da Quaresma no qual nós somos chamados a vivenciar de forma mais plena, a questão do jejum, oração e penitência, pois o diácono tem que sempre se policiar para buscar o perdão de Deus em nossas vidas. Foi realmente um encontro muito proveitoso, com a presença de nossos formadores (Pe. Vanthuy e Dom José) que geraram um momento de celebração e confraternização muito interessante e positivo entre a família diaconal“, disse Gilson

Para a dona Elcimildes Saraiva, do setor de relações públicas do CAD, o encontro foi maravilhoso e correspondeu as expectativas em todas as etapas da programação que foi estabelecida. “Os temas abordados foram importantes para o fortalecimento espiritual do grupo e, principalmente foi um momento muito proveitoso de partilha, interação e socialização”, completou Elci (como é mais conhecida) a esposa do diácono Gilberto Saraiva.

Foi excelente, um dia dedicado realmente ao Senhor. A metodologia e o texto utilizada pelo Pe. Vanthuy. O texto impresso foi providencial. A Adoração ao Santíssimo em total silêncio; conduzida por Dom José foi reconfortante. Enfim tudo foi estupendo, principalmente a conversa franca e fraterna nos grupos. E que assim possamos nos deixar ser conduzidos pelo Espirito Santo e, com toda certeza reescreveremos uma nova página no Diaconato de Manaus”, comentou o diácono José Tôrres.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

3 Comentários em "Retiro anual de Diáconos Permanentes acontece em clima de muita oração e confraterização"

avatar
ELCIMILDES MACIEL SARAIVA (ELCI)
Visitante
ELCIMILDES MACIEL SARAIVA (ELCI)

Foi um retiro maravilhoso, momento profundo de espiritualidade. O Diaconato Permanente e os organizadores estão de parabéns!

Diac. Gilson
Visitante

Agradeço aos nossos bispos e os padre Vanthuy e Fausto que estiveram conosco.

Diácono José Tôrres dos Santos
Visitante
Diácono José Tôrres dos Santos

Nossos agradecimentos também, ao Seminário São José e a Centro de Treinamento MAROMBA, pela acolhida, alimentação e tudo quanto foi disponibilizado para o bom andamento desse retiro. Deus os abençoe. Abraços e preces.

wpDiscuz