Pastur e Piama participam de encontro dos povos indígenas de Manaus

Durante este último domingo (19/3), foi realizado, no Parque das Nações Indígenas, bairro do Tarumã, o “V Encontro dos Povos Indígenas de Manaus e Entornos”. O evento reuniu cerca de 90 pessoas provenientes de várias lideranças das 16 etnias que residem na capital e representantes de entidades governamentais e pastorais da Igreja Católica, como os parceiros da Pastoral Indigenista da Arquidiocese de Manaus (Piama).

Segundo os organizadores, o objetivo foi informar, discutir e dar novos encaminhamentos a antigas reivindicações, principalmente em relação a legalização de terras. No decorrer do encontro, eles explicaram que sem a regulamentação, que garanta a segurança da moradia, fica difícil conseguir benefícios pra desenvolver a produção e dar qualidade de vida aos povos indígenas , e  pediram  apoio para a conquista dos direitos.

A Pastoral do Turismo (Pastur) esteve lá como convidada e ouviu o relato das necessidades, participou do momento cultural, dançando junto com os indígenas e conheceu um pouco da produção de artesanato. A agente da Pastur, Mercy Maria Soares, disse que ficou encantada com a diversidades de línguas indígenas num só lugar, principalmente o Nhengatu, língua geral.

Já Walmira Cardoso, que está na Pastur há 4 meses e declarou não imaginar que aprenderia tanto no encontro desse domingo. Para a coordenadora da Pastur em Manaus, Lílian Mendonça, a participação nesse evento é apenas o início de um trabalho a ser realizado, como parte da proposta de Turismo de Base Comunitária, sugerido pela Pastur Brasil, durante encontro Nacional, no fim do ano passado em Caldas Novas, Goiás.