Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pe. Chicão assume como novo pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus

Uma mistura de emoções. Foi o que se viu na noite deste domingo (12/3) na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, situada na rua Ferreira Pena, 1285 – Centro, onde, ao mesmo tempo que acolhia seu novo pároco, Padre Francisco Carlos Batista de Souza (diocesano), mais conhecido como Pe. Chicão, também se despedia de Padre Sousa, que agora vai atuar como vigário paróquia na Paróquia de São Raimundo ao lado do Pe. Ricardo e também irá assumir a função de Diretor Arquidiocesano do Apostolado da Oração.

A celebração da posse foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, que junto ao Pe. Sousa concelebraram com os padres visitantes, Pe. Ricardo, Pe. Marquinhos, Pe. Cairo e mais dois seminaristas. Durante a homilia, Dom Sergio falou das transfigurações que a vida vai nos fazendo e salientou também a missão dos padres que chegam e os que vão. “Apesar das transformações que a vida nos faz ao longo dos anos, não podemos esquecer que, apesar da dor e sofrimento, nos somos a face gloriosa de Deus. E hoje estamos aqui, para acolher um novo padre que chega e outro parte, mas não vai se despidida não, vai apenas assumir uma outra missão em outro lugar. Temos que ter confiança em Deus que vai dar tudo certo”, comentou o Arcebispo.

No decorrer do rito de posse, Dom Sergio entregou ao padre os três símbolos do serviço sacerdotal: a estola, a chave do sacrário e a Palavra de Deus. “A estola identifica o padre como o homem da eucaristia, da reconciliação e da unção dos enfermos, sacramentos exclusivos do sacerdote. A única riqueza que a igreja tem é a Eucaristia e o padre é o guardião do Corpo de Cristo, por isso ele é o responsável pela chave do sacrário. O padre também é o homem responsável por anunciar a Palavra de Deus e por isso é o portador das sagradas escrituras”, disse Dom Sergio.

Depois de devidamente empossado como novo pároco, Pe. Chicão seguiu a cerimõnia ao lado de Dom Sergio no altar e ao final, disse algumas breves palavras de agradecimento à comunidade que será a sua nova casa. “Foi uma celebração muito bonita, onde Pe. Sousa passou o bastão para mim que assumo o comando dessa paróquia com muita alegria enquanto ele segue para outra missão. Peço a oração de todos vocês pela nossa vocação sacerdotal e que Deus abençoe a cada um de nós”, disse o novo pároco.

Padre Sousa também foi muito lembrado e homenageado durante a celebração.“Obrigado padre Sousa, pelo carinho, pela compreensão e por todos os ensinamentos que o senhor nos deu e com certeza estará sempre presente em nossos corações e nas nossas orações. Estamos respeitando os limites da saúde de padre Sousa e agradecemos à Dom Sergio que teve a consideração de não nos deixar sem pastor e hoje recebemos com muito carinho o Pe. Chicão para servir na caminhada que hoje iniciamos. Com certeza é um momento de muita emoção de nossa comunidade”, disse Ivete Duarte, Presidente do Apostolado da Oração da Paróquia.

A alegria da vida é partir sempre com a sensação de devir cumprido, e a partida da gente é a vontade de Deus a cada hora e cada instante. A todos os paroquianos e amigos que vieram para essa celebração, é com muita alegria no coração que agradeço a presença e as orações de vocês e o apoio que sempre tive na minha vida sacerdotal, com certeza vocês fazem parte desta missão tão bonita que Deus nos concede, pois a Igreja é o povo de Deus. Deixo aqui minha gratidão, com a promessa de voltar em outras oportunidades e deixo aqui meu abraço ao Pe. Chicão para que der a continuidade aqui realizado”, finalizou Pe. Sousa sendo aplaudido de pé por toda assembléia.

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz