Edith Stein é tema de Simpósio Amazônico promovido pelo Seminário São José

Entre os dias 8 e 10 de março, foi realizado no auditório da Faculdade Salesiana Dom Bosco, situada na Av. Epaminondas, 57 – centro, o Simpósio Amazônico sobre Edith Stein, uma filósofa alemã de origem judaica, que se converteu ao cristianismo na época da segunda guerra mundial e que morreu no campo de concentração de Auschwitz e que foi canonizada pelo Papa João Paulo II em 1998.

O evento foi promovido pelo Seminário São José e tem como objetivo suscitar a reflexão sobre a Antropologia Personalista sob a perspectiva de Edith Stein, levantando suas contribuições para o cenário antropológico da Amazônia. Segundo a equipe de coordenação do evento, cerca de 150 pessoas estiveram presente em cada dia do encontro, que teve como público-alvo, seminaristas, padres, irmãs religiosas e acadêmicos de diversos cursos como: filosofia, letras, ciência da religião, serviço social e outros, provenientes de sete faculdades que estiveram presentes para conhecer um pouco mais da vida e da obra dessa filósofa santa.

Durante o evento também houve o momento para a realização de salas temáticas, onde os alunos puderam escolher o tema, entre eles: Síntese filosófico-teológica da pessoa humana em Edith Stein: Conceitos Aplicados à Amazônia, ministrado pela profa.Pós Dra. Márcia Maria de Oliveira. O humano em Edith Stein: Liberdade, responsabilidade e intencionalidade, ministrado pelo Prof. Dr. Ricardo Gonçalves Castro e Universo Simbólico da Amazônia, com o Prof. Msc. Edeney Barroso Salvador.

Após o momento das salas temáticas, todos os participantes se dirigiram de volta ao auditório onde foi realizado o debate e socialização entre os palestrantes e todos os presentes. “Ela foi uma pessoa que compreendeu o ser humano em todas as suas formas e sentimentos, apesar de pouco falada foi uma pessoa a frente de sua época e que realmente merece ter um simpósio em seu nome para poder estudar melhor a sua obra“ disse Débora Cândida, estudante de Letras da Faculdade Nilton Lins.

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários