Dom Sergio realiza formação para diáconos permanentes no Itepes

Na noite desta quinta-feira (9/3), aconteceu no Instituto de Teologia Pastoral e Ensino Superior da Amazonia (ITEPES), o primeiro dia da Formação para Diáconos Permanentes, realizado pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Castriani, tendo como objeto de estudo: A Homilia.

De acordo com a Irmã Célia, secretária do ITEPES responsável pela organização do encontro, cerca de 63 diáconos e candidatos ao diaconato compareceram à formação, que utilizou como instrumento de estudo o livro Exortação Apostólica: Evangelii Gaudium – A alegria do evangelho.

Durante a formação, Dom Sergio criou um clima de interatividade entre os participantes, parando para explicar cada tópico do livro que era abordado e abrindo espaço para perguntas, questionamentos e relatos de experiências vividas por ele e pelos os demais diáconos durante o exercício da homilia.

“É um encontro de reciclagem, realizado nesse espaço litúrgico durante dois dias com os diáconos e que visa o estudo da preparação da homilia, que não é catequese, não é doutrinação, é o dialogo amoroso entre o povo e Deus, por isso necessita que o pregador esteja bem preparado e seja conhecedor da Palavra”, explicou Dom Sergio.

É claro que uma formação realizada diretamente com o Arcebispo, agradou a todos que nem viram a hora passar. “A formação nos proporciona conhecimento de dar razão àquilo que a gente anuncia, ou seja, a homilia é um testemunho daquilo com conheço e transmito para o outro com base na Palavra de Deus, por isso que nesse discurso a gente não pode incluir nenhuma opinião pessoal”, disse o diácono José Frota, da Área Missionária São Paulo Apóstolo.

 

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários