Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pastoral Familiar realiza a 5º edição do Encontro de Formação e Espiritualidade para famílias

Um domingo perfeito! Assim classificou uma das participantes do V Encontro de Formação e Espiritualidade da Pastoral Familiar, que foi realizado neste domingo (5/3) no auditório do Colégio Santa Doroteia, começando as 8h com o café da manhã partilhado e finalizando as 17h com a emocionante Celebração Eucarística, presidida por Frei Faustino, na capela do colégio. Sem dúvida nenhuma, ao final da programação, todos os casais que participaram, voltaram para casa renovados e com a certeza da sua importância dentro da caminhada cristã, como leigo atuando na Arquidiocese.

Na ocasião também foram apresentados à nova equipe e os novos casais que assumem agora a coordenação da Pastoral familiar arquidiocesana, que será formado por Manoel e Vanda, tendo como vice o casal Francisco e Lúcia. “Foi um dia intenso e cheio de atividades que incluiu: palestra motivacional, painel com testemunhos, dinâmicas voltadas para espiritualidade, momentos de animação, oração e reflexão, além do momento com o nosso bispo auxiliar Dom José e a palestra sobre o tema da Campanha da Fraternidade, realizada pelo Frei Faustino que esteve conosco durante toda nossa programação”, disse a coordenadora Vanda Ramos, ao falar sobre o roteiro do evento.

Segundo Manoel Ramos, o objetivo do encontro é, além de proporcionar uma troca de experiência entre os casais provenientes de vários setores diferentes, é também formar agentes da formação nas demais paróquias e áreas missionárias. “Queremos capacitar agentes multiplicadores capazes de gerar formações principalmente sobre o Pré matrimônio e o Pós matrimônio que, junto a Casos Especiais, formam as três frentes de atuação que a Pastoral Familiar é dividida, e o objetivo desse encontro é ajudar esses casais como desenvolver esse trabalho nos setores, áreas missionárias e paróquias, em alguns lugares essas atividades já estão adiantadas, em outros, ainda vão dar o primeiro passo”, explicou.

Ainda de acordo com o coordenador, toda a formação é focada dentro dos documentos da Igreja, como o Diretório da Pastoral Familiar, Documento de Aparecida, Documento 79, Documento 65, Amoris Laetitia, Familiaris Consortio e outros. “Esses encontros são importantes para saber como trabalha um agente da pastoral familiar, pois não adianta estar apenas engajado, é preciso estudar os documentos da Igreja e, todas as vezes que damos formação, também realizamos esses estudos para fortalecer esses conhecimentos e para também desenvolver o trabalho junto a catequese, pastoral da criança, do batismo, e assim dar continuidade ao trabalho em suas bases”, comentou o casal.

Para Eduardo Almeida e sua esposa Graciete, que fazem parte da Pastoral Familiar na Área Missionária do Tarumã, a formação trouxe muitos esclarecimentos sobre relacionamento familiar, além de prestar muitas informações também sobre a Campanha Fraternidade. “Somos casados há 19 anos e há cinco anos fazemos parte da pastoral familiar, acredito que essa formação veio abrir nossos olhos para termos mais convívio familiar, mais conversas, mais encontros e mais aproximação, porque as vezes nós ficamos distante da nossa própria família e nós, como agentes, somos responsáveis por cultivar nas comunidades esse relacionamento familiar. Também tivemos a oportunidade de engrandecer mais nossos conhecimentos sobre os biomas, pois cada região possui um específico, que necessita todo cuidado e cada um de nós temos que fazer nossa parte”, disse

A formação agradou tanto aqueles que já tem um certo tempo de caminhada, como também aqueles que entraram recentemente e já assumiram um papel importante dentro da Pastoral Familiar. “Entramos há nove meses e aceitamos o desafio de sermos o novo casal financeiro da equipe do Pós Matrimônio da Paróquia Santa Cruz do Setor Alvorada. É a primeira vez que participamos da formação e foi um dia perfeito, com muito aprendizado e momentos de oração, lembrei muito dos meus filhos e o encerramento, com a celebração do Frei Faustino, foi excelente e emocionante, brindou com chave de ouro o encerramento do nosso evento”, comentou Jana Carla que juntamente do esposo Albano Ribeiro, não escondiam a alegria de participar do primeiro encontrão com os demais agentes da pastoral.

Sob nova direção

Casados há 33 anos, Manoel e Vanda são pais de três filhos e três netos (com mais dois a caminho), fazem parte da Área Missionária Santos Mártires, localizada no Setor São José Leste, já fazem parte da Pastoral Familiar há 18 anos, nesse meio tempo já atuaram como coordenadores do setor durante cinco anos e do pós-matrimônio, durante dois anos. Com tanta experiência e tempo de caminhada, não seria surpresa se fossem chamados para navegar em águas mais profundas.

Agora, o casal assume a coordenação da Pastoral Familiar Arquidiocesana, ficando no lugar dos antigos coordenadores, Fabrício e Adriana, que agora vão tomar conta da Pastoral Familiar a nível de Regional. “Estamos iniciando a coordenação agora, no início do ano e, a nossa gestão são de dois anos, renováveis por mais dois segundo os documentos da igreja. Planejamos continuar o trabalho da gestão anterior, e queremos formar novos líderes que atuem sobretudo com pré e pós matrimônio conforme o Papa Francisco vem pedindo”, explicou Vanda.

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz