Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Equipe da Pascom da Arquidiocese de Manaus realiza encontro na Prelazia de Itacoatiara

No dia 25 de fevereiro (sábado), a Pascom da Arquidiocese de Manaus realizou um encontro de formação sobre a Pastoral da Comunicação (Pascom) na Prelazia de Itacoatiara. O evento foi realizado no auditório da Paróquia de São José onde reuniram-se participantes jovens e adultos, agentes de pastoral de Itacoatiara, Itapiranga e Urucurituba interessados em organizar a Pastoral da Comunicação em suas paróquias e comunidades,  e também estiveram presentes colaboradores da Rede Vida de Itacoatiara.

 

À convite do Pe. Graciomar Gama Fernandes, responsável pela prelazia de Itacoatiara, a Equipe Ampliada da Arquidiocese de Manaus representada pelos agentes da Equipe Ampliada da Pascom, Carlos Alberto Costa Souza e Francilma Grana ministraram uma introdução ao Serviço da Pastoral da Comunicação e apresentaram os eixos em que está apoiada, conforme o Diretório Nacional para a Comunicação Social na Igreja (DOC 99, CNBB).

 

Lenine Sebastian Marques, “Leno”, o responsável pela implantação da Pascom na Prelazia de Itacoatiara, destacou a importância desta formação. “A importância para nós é no sentido de podermos ter melhor esclarecimento do que é, de fato, uma Pastoral da Comunicação, como atuar enquanto Pascom no sentido de serviço, de fazermos com que a evangelização torne-se como um todo. Precisamos ter uma interligação e fortalecer a Pastoral da Comunicação na Prelazia de Itacoatiara. Nosso principal desafio é a distância, no sentido do conhecimento daquilo que queremos e esse encontro traz para nós a importância do que é e para quê ter a Pascom e no futuro precisaríamos ter oficinas sobre a importância de um programa de rádio, um canal TV, como alimentar um site”, destacou Leno.

 

Padre Graciomar destacou a necessidade de implantar uma pastoral da comunicação e explicou o porquê de ter convidado a Pascom da Arquidiocese de Manaus para auxiliar a prelazia nesse processo.  “Nós estamos no processo de implantação da Pastoral da Comunicação na prelazia. A gente tem observado a necessidade disso. Nós trabalhamos com a comunicação a partir da televisão e da rádio, mas nos faltava um trabalho de reflexão mais integrado com a pastoral. A gente viu a necessidade disso no clero também. A gente percebeu pessoas bem animadas para este trabalho. Então, encontramos aí um campo bem fértil para começar esse processo de implantação da Pastoral da Comunicação. Sabemos que não é uma tarefa assim tão fácil, porém, a gente encontra muita abertura. O que nós precisamos é ter mais ajuda e apoio de quem já tem uma pastoral já implantada, como a Arquidiocese de Manaus. O quanto mais a gente puder ir se especializando nisso, encontrando meios, instrumentos, caminhos para viabilizar mais rápido possível a Pascom a gente vai fazer. Porque há uma necessidade de mergulharmos cada vez mais nesse universo da comunicação, a final de contas Cristo veio comunicar uma notícia, a Boa Nova. Estou muito satisfeito e contente.  Esse encontro serviu para dar um impulso a mais para confiar mais, para ter mais esperança na Pascom e investir mais nessa pastoral tão necessária”, afirmou o padre.

 

Os participantes disseram estar felizes com o resultado desta troca de experiência da Pastoral de Comunicação, a pastoral dos Com’s. No final do encontro foram apresentados a mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicação Sociais  e um vídeo com a mensagem de Dom Darci José Nicioli – arcebispo de Diamantina – Minas Gerais e presidente da Comissão Episcopal  Pastoral para a Comunicação da CNBB – direcionada aos agentes da Pascom do Amazonas.

 

Texto e fotos: Francilma Grana – Colaboração para o site da Arquidiocese de Manaus

 

 


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz