Cefam realiza a abertura do curso de Vocação do leigo e leiga

Na noite desta quinta-feira (2/3), foi realizada a abertura do curso de VOCAÇÃO DO LEIGO E LEIGA no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam) contando com a presença do Arcebispo Metropolitano de Manaus Dom Sergio Castriani e o Bispo Auxiliar, Dom José Albuquerque. O curso terá duração de 3 meses e as aulas acontecem às segundas e quartas-feiras das 19h as 21h e tem duração total de 50h. No final será entregue certificação de participação.

A presença dos bispos deu o ponta pé inicial ao curso, após uma breve oração coletiva e as bençãos de Dom Sergio, Dom José fez uma rápida pincelada sobre os documentos que serão abordados durante o curso e, um dos livros estudados será o Documento 105 Cristãos leigos e leigas na igreja e na sociedade. “O significado de ‘leigo’ para nós da igreja e muito diferente daquele utilizado no mundo, e isso deve ficar bem claro porque todos nós, homens e mulheres, que não são religiosos, também têm várias tarefas específicas em que podemos atuar em nossas comunidades, grupos e pastorais. Essa é a vocação do leigo e nesse curso será aprofundado todo esse conhecimento”, disse Dom José.

Para Maria Assunção, o curso é a oportunidade ideal para buscar mais informações para entender um pouco mais sobre a importância do leigo na sociedade e como e onde ele pode atuar junto com os religiosos. “A minha intenção aqui é entender minha caminhada na minha vida diária e o quê que eu posso fazer como leiga, por isso tenho muita expectativa com esse curso, pois eu me preocupo até como falar com quem tem um cargo superior dentro da hierarquia da igreja”, disse. “Para mim foi uma surpresa estarem presentes na abertura, Dom Sergio e Dom José, que aliás eu nem conhecia”, completou.

De acordo com Patrícia Cabral, presidente do conselho dos leigos e também uma das formadoras do curso, a ideia desse projeto é formar agentes multiplicadores, assumindo ativamente a formação nas suas comunidades. “O objetivo desse curso é ser instrumento de ajuda na formação de agentes para a evangelização da igreja, sintonizando-as com a caminhada pastoral de nossa Arquidiocese e da igreja do Brasil. O nosso conteúdo vai iniciar com os documentos da igreja que falam do protagonismo e participação dos leigos e depois a gente vai aprofundar no documento 105, falando sobre o mundo na igreja e a igreja no mundo, e dimensão missionária do leigo, que está em formação à serviço da missão”, explicou a coordenadora.