Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Formação sobre Campanha da Fraternidade 2017 é realizada na Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe

A Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, que pertence ao setor Parque Dez, integrante da Arquidiocese de Manaus, realizou nos dias 23 e 24 de fevereiro encontro de formação para todas as suas lideranças sobre a Campanha da Fraternidade (CF) 2017. O objetivo da formação foi conscientizar e repassar informações sobre a preservação do meio ambiente, além de propor uma transformação social e comunitária. A formação foi dividia em etapas: primeiro os participantes puderam conhecer o histórico da Campanha da Fraternidade, desde o seu surgimento até os dias atuais, e depois foi introduzido o tema, o lema e o material gráfico da CF 2017, que neste ano é: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, tendo como lema “Cultivar e guardar a Criação”.

A formação, que contou com a participação de um público expressivo, com cerca de 150 pessoas, entre coordenadores de pastorais e de comunidades, foi organizada pelo Pe. Antônio Carlos Fernandes, SDN e a equipe missionária da Paróquia. O êxito do encontro se deu devido à divulgação realizada pela Paróquia, através da reunião do Conselho Pastoral Paroquial, onde foi colocada em pauta a necessidade da realização do mesmo, bem como o envio de convites para todas as comunidades que integram a Paróquia de Nossa Senhora de Guadalupe.

Para Miryneide Sampaio, membro da equipe missionária e uma das organizadoras do encontro, a formação teve saldo positivo e serviu para integrar e formar novos articuladores da CF. “Esclarecemos dúvidas e mostramos para as pessoas que participam da nossa paróquia uma nova visão sobre o tema que a Campanha da Fraternidade deste ano nos propõe. Apesar de ser apenas dois dias de formação, pudemos apresentar e envolver as comunidades nos preceitos que a Campanha da Fraternidade nos convida, que são ver, julgar e agir.”, disse.

Cada participante pôde sugerir propostas que resultaram em um conjunto de ações a serem realizadas pelas doze comunidades que compõe a Paróquia, como projetos de coleta seletiva nas comunidades e a campanha “adote seu copo”, como medida de reduzir o desperdício de copos descartáveis em encontros de formação realizados nas comunidades e na Paróquia.

As formações seguem a partir de agora, individualmente e em todas as comunidades da paróquia, dividida entre os setores São Matheus, São Marcos, São Lucas e São João. Os membros que participaram da formação na etapa paroquial e quiserem fazer parte das ações nas comunidades, podem buscar a equipe missionária e manifestar o interesse.

Para promover essa formação, a equipe missionária da Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe participou de um seminário de preparação da Campanha da Fraternidade 2017, realizada pela Arquidiocese de Manaus, no auditório da Faculdade Salesiana Dom Bosco, com o Assessor da CNBB, Antônio Carlos Evangelista, e de um painel na Livraria Paulinas, com o professor Nilo Praxedes.

Colaborou: Emerson Benevides


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz