Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Alegria e emoção marcam a ordenação diaconal de Humberto Vasconcelos

Cerca de 600 pessoas compareceram na noite desta quinta-feira (23/2), na Igreja Nossa Senhora do Carmo – Área Missionária São Lucas, para prestigiarem a celebração de ordenação diaconal de Humberto Vasconcelos de Souza, um jovem de 34 anos candidato ao presbiterado que, com muita emoção e alegria, realizou seus votos diaconais. A celebração foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Eduardo Castriani, que concelebrou ao lado dos bispos auxiliares, Dom José Albuquerque e Dom Tadeu Canavarros. Também participaram da celebração seminaristas, outros diáconos e alguns sacerdotes que se fizeram importantes durante a sua trajetória rumo ao diaconato.

E não há dúvidas que foi uma belíssima celebração, cheia de momentos de fortes emoções. Todas as oito comunidades que fazem parte da Área Missionária estiveram presente, assim como fiéis pertencentes a outras Áreas Missionárias que compõem o Setor Padre Pedro Vignola e demais localidades de Manaus. A celebração também contou com a presença de familiares e amigos que vieram participar deste momento importante e único na caminhada religiosa do novo diácono, que escolheu como lema de serviço: “Pela caridade, colocai-vos a serviço uns dos outros” (Gl 5, 13c).

Após a bonita procissão de entrada, a celebração seguiu normalmente e, logo depois da leitura do Evangelho, o Pe. Zenildo Lima, grande amigo e mentor, apresentou o candidato à ordem do diaconato à Dom Sergio para iniciar o rito de ordenação diaconal, que é marcado pela prostração do candidato; oração consagratória de ordenação, realizada com a imposição de mãos do bispo; entrega das vestes diaconais, realizada pelos membros da família e colocada com ajuda dos diáconos “veteranos”; entrega do livro do Evangelho; e a acolhida no presbitério, com o ósculo (abraço) da paz, gesto com o qual Dom Sergio, os bispos auxiliares e o clero presente acolheram o novo diácono.

Depois de ordenado, o novo diácono não escondia a emoção de ter dado mais um passo rumo ao grande sonho, o sacerdócio. “Com menos de um ano de idade fui batizado, aos 11 recebi minha primeira eucaristia, com 15 anos fui crismado e aqui estou, feliz por ser diácono da santa igreja. Agradeço imensamente a todas as pessoas que caminharam comigo e me ajudaram a chegar até esse momento lindo e emocionante que vivemos juntos hoje aqui na Área Missionária São Lucas, que Deus abençoe a todos”, disse o novo diácono emocionado.

“Ficamos muito felizes ao ver nosso filho ordenado, um sonho que ele tem desde jovem e hoje mais um degrau foi alcançado. Agora em nossa família de cinco filhos, temos uma pastora da igreja evangélica e um futuro padre. Só temos a agradecer a Deus e a todos os religiosos e leigos que ajudaram, deram apoio e conselhos importantes que fizeram hoje ele está aqui”, disse Salustiano Souza, pai do diácono. Durante a celebração também foi lembrado os 4 anos de Dom Sergio como Arcebispo de Manaus.

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz