G1 Amazonas – Arquidiocese de Manaus anuncia Campanha da Fraternidade 2017

A Campanha da Fraternidade 2017 terá como tema “Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida”. A ação será lançada oficialmente no dia 1º de março, Quarta-feira de Cinzas, no anfiteatro do Parque Municipal do Mindu. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (22) pelo arcebispo metropolitano de Manaus, dom Sérgio Castriani.

O padre Geraldo Badham, coordenador da pastoral da Arquidiocese, destacou que a realidade dos biomas brasileiros (seja o Cerrado, Pantanal, Pampas, Mata Atlântica e a Amazônia) é preocupante. “Hoje, os biomas brasileiros encontram-se em degradação. Foram criadas reservas de florestas dentro dos biomas, e se isso não acontecesse não sei o que seria da Amazônia”, lembrou.

Ele explicou os motivos da escolha do Mindu para lançamento da campanha. O parque é um dos poucos remanescentes de floresta nativa que abriga fauna silvestre local. “A razão de escolhermos o Mindu é que ali encontramos o bioma completo, perfeito. Há vida, há natureza, sabemos que o igarapé está poluído, mas é simbólico também para todos nós, pois é nele que encontramos a ação humana e seus efeitos danosos”, observou.

O arcebispo de Manaus, dom Sérgio Castriani, ressaltou que cuidar do bioma é cuidar da vida. “A importância do tema é transversal, interessa a todos e a cada um. Parece distante, mas é algo que está muito perto de nós, já que utilizamos a água e respiramos o ar para viver. Ano passado, o tema foi saneamento básico. Este ano, ampliamos, tendo em vista a preocupação do Papa Francisco com a temática”, afirmou dom Sérgio, acrescentando que ainda temos o privilégio de viver num bioma quase intocado.

Publicado no dia 22/02/2017

Disponível em: http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2017/02/arquidiocese-de-manaus-anuncia-campanha-da-fraternidade-2017.html