Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Paróquia Cristo Libertador celebra a posse de seu novo pároco, Pe. Tonico

Padre Antônio Carlos Libânio Fernades Filho, mais conhecido como Pe. Tonico, natural de Tefé (AM), assumiu na manha deste domingo (19/02), o comando da Paróquia Cristo Libertador, localizada no bairro da Compensa 1. A cerimônia de posse foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sergio Eduardo Castriani e contou com a presença de paroquianos tanto da nova paróquia, quanto da paróquia de Santa Teresinha, onde fez grandes amizades no período que atuou vigário paroquial.

E foi assim, com a igreja completamente lotada que a comunidade realizou uma grande festa de acolhida ao seu novo pároco que visivelmente emocionado, disse sim ao chamado de Deus e ao novo desafio de assumir, pela primeira vez, o múnus de pároco. Antes disso, a pároco de apenas 33 anos, já tinha sido vigário paroquial nos municípios de Maraã e Tefé, depois veio para Manaus onde ficou durante dois anos, trabalhando ao lado do padre Zezé, na igreja de Santa Teresinha, no bairro do Alvorada 2, Setor Alvorada. “Ainda esta caindo a ficha, mas estou muito feliz e satisfeito com esse convite que Dom Sergio me fez e, espero com fé em Deus, fazer um bom trabalho nessa nova missão”, disse. 

Agora, como pároco, Pe. Tonico vai pertencer ao Setor Avenida Brasil. Para ajudar a se sentir “em casa”, seu amigo, Pe. Marco Antônio (Pe. Marquinhos, pároco da Paroquia São Vicente de Paulo – Compensa 3), que concelebrou ao lado de Dom Sergio, fez questão de antes mesmo de encerrar a celebração, dar as boas vindas e fazer a acolhida de maneira bem alegre e humorada. “Todo processo de transição leva um certo tempo, mas eu conheço bem sua trajetória desde o tempo de seminarista e sei bem que és capaz. Tenho certeza que pouco a pouco você vai se integrar à vida das comunidades, e que vais ser muito bem em cada uma delas”, comentou.

E a comunidade realmente acolheu o novo pároco de braços abertos, durante a celebração, os coordenadores das quatro comunidade eclesiais (Imaculado Coração de Maria, Nossa Senhora de Fátima, São João Evangelista e a matriz, Cristo Libertador) deram as boas vindas ao novo pároco e fizeram a procissão de entrada na igreja com seu respectivo padroeiro. Mas seus conhecidos da paróquia Santa Teresinha, também expressaram o sentimento, misto de alegria e tristeza com a partida do Pe. Tonico. “Ele é um padre muito humilde e muito querido, vejo que essa mudança vai ser uma benção para ele e, a recepção que fizeram aqui na compensa, já mostra que ele vai ser um pastor muito querido e muito amado aqui também”, disse Maria Estefane, Ministra da Eucaristia.

Durante a homilia, Dom Sergio falou dos desafios da vida cristã, da importância de praticar a misericórdia, o amor e o perdão, e também deu as boas-vindas ao novo pároco. “Hoje nós estamos aqui para dar posse ao novo pároco, que tem a função ajudar o povo a caminhar na santidade, pois a igreja é o templo de Deus. A função do pároco é cultivar o amor, o perdão, na igreja e na comunidade, para sermos amigos uns dos outros, e ser santos como Deus é Santo”, disse o arcebispo que na sequencia realizou a entrega dos símbolos do ministério sacerdotal: a estola, a chave do sacrário e a Palavra de Deus. Após a celebração, a comunidade organizou um café da manhã compartilhado onde todos puderam ter mais uma oportunidade de dar as boas-vindas ao novo padre.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Paróquia Cristo Libertador celebra a posse de seu novo pároco, Pe. Tonico"

avatar
Diácono Rozinaldo
Visitante

Parabéns Padre Tonico, Deus ilumine sua vocação e também sua caminhada nessa nova missão de Pároco e Pastor.

wpDiscuz