Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Comidi realiza assembleia avaliativa e programa ações de animação missionária

Os integrantes do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) realizaram no dia 17 de fevereiro, no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus, a sua assembleia anual para avaliar as ações desempenhadas e programar as próximas atividades de animação missionária na Arquidiocese de Manaus. Estiveram presentes o arcebispo Dom Sérgio Castriani e o coordenador de pastoral, pe. Geraldo Bendaham.

Moderado pelo padre Pe. Bernard Denis Ofwono (IMC), o encontro iniciou com um momento de oração conduzido por Padre Thiago Santos Alves e em seguida padre Pedro Facci, que esteve a frente do Comidi da Arquidiocese de Manaus por dois anos, fez uma breve apresentação de todas as atividades realizadas, incluindo dificuldades e conquistas. Ele afirmou que o Comidi tentou caminhar de acordo com o Plano de Evangelização, trabalhando sempre para disseminar em cada pessoa das paróquias e áreas missionárias a missionariedade, através de encontros formativos em 4 dos 12 setores, totalizando 40, e criando os conselhos missionários paroquiais (Comipas) em alguns deles. Destacou a importância de alguns documentos trabalhados como Estudo da CNBB N. 108 – Missão e Cooperação Missionária e a exortação apostólica Evangelii Gaudium .

Os representantes dos Comipas tiveram espaço para comentar algumas dificuldades na implantação destas em suas Paróquias, destacando a importância do incentivo dos párocos para que pessoas queiram aderir o trabalho da animação missionária.

Os presentes acreditam que é necessário se fazer um apelo missionário, disseminando a dimensão missionária em todas as comunidade, pastorais, congregações, presbíteros, para que sejamos de fato uma igreja em saída, e a missão deve ser um estado de vida que contagia as pessoas. Inserir os seminaristas nesse apelo, para que eles desde o período de trabalho pastoral possa trabalhar a missionariedade junto às comunidades eclesiais.

 

 

 

 

       

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz