Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Igreja da Amazônia tua vida é missão – Curso Realidade Amazônica

Cristo aponta para Amazônia, disse o Papa Paulo VI aos bispos da Região Amazônica. É com essa frase que começamos nossa experiência no Curso de realidade amazônica. Somos convidados a “tirar as sandálias, pois esta terra é Santa”. Somos convidados a navegar em águas profundas.
Deus chamou e muitos responderam. O “sim” veio em vários idiomas e sotaques. Irmãos e irmãs, originários da Suíça, Ucrânia, Espanha, Vietnã, Uruguai, Paraguai, Itália, México, como também dos vários cantos do Brasil, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Brasília, Acre, Ceara, Paraná, São Paulo e Bahia; para servir nesta igreja tão desafiadora da grande amazonas.
Teoria e pratica caminham de mãos dadas no curso de realidade amazônica, professores universitários, muito bem preparados, sem dó, destroem as imagens folclóricas do nosso imaginário, que nos foram passadas pelos meios de comunicação ou por falsas histórias. Nos deparamos com a história sofrida e de esperança do povo amazonense.
Cheios de esperança caminhamos por essa terra santa, escutando historias, partilhas do povo simples. Peregrinamos entre os irmãos da Colônia A. Aleixo, até os irmãos do Carreiro da Várzea. Percorremos entre as lágrimas da senhora Maria que hoje com seus oitenta anos recorda a dor de ser tirada da família por causa da hanseníase. O novo começo na colônia Aleixo, a dor de ver o seu primeiro filho, recém-nascido, tirado dos seus braços. Mulher forte, com o sorriso no rosto afirma “Meu filho, já posso esperar a morte, minha missão foi cumprida”. Caminhando entre as casas de palafita, encontramos os ribeirinhos, no Carreiro da Várzea, nos deparamos também com um povo alegre em profunda ligação com o rio Solimões. Contemplamos em nosso peregrinar toda imensidão da criação de Deus. Nas flores, nos frutos, na imensidão dos pássaros, brota em nosso lábios o louvor de São Francisco; Louvado sejas meu Senhor pela nossa irmã Amazônia.
Igreja da Amazônia tua vida é missão, aqui estamos para servir. Enviados ao encontro dos Ribeirinhos, dos indígenas, do povo simples, aqui estamos. Nos espalhamos agora entre os quatro cantos do regional Norte 1. Rogamos a Nossa Senhora da Amazônia que interceda junto a Deus Pai por nossas missões. Sejamos discípulos missionários, peregrinos e estrangeiros nesta terra Santa.
Frei Malone Rodrigues, OFM
Missionário Franciscano em Roraima

 

Participantes do Curso Realidade Amazônica 2017- Foto: Frei Malone Rodrigues, OFM

 

 

Participantes do Curso Realidade Amazônica 2017- Foto: Frei Malone Rodrigues, OFM

 

 

Texto e fotos: Frei Malone Rodrigues, OFM

Colaboração para o site da Arquidiocese de Manaus


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz