Religiosos e leigos participam da abertura do Seminário de Preparação da CF-2017

Cerca de 700 pessoas, religiosos e leigos de todas as pastorais, movimentos, grupos e demais forças vivas que fazem parte da Arquidiocese de Manaus, estiveram presentes na abertura do Seminário de Preparação da Campanha da Fraternidade 2017, que aconteceu na noite desta quarta-feira (8/2), no auditório da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB), localizada na Av. Epaminondas – Centro.

Para o padre Geraldo Bendaham, coordenador de pastoral da arquidiocese, o encontro é uma oportunidade de formar multiplicadores e a chance de aprendermos um pouco mais sobre um assunto tão importante, mas que até mesmo os cristãos as vezes deixam de lado, que é cuidar da nossa casa e nosso planeta da forma correta. Segundo o coordenador, a mudança tem que partir de cada um e olhar para mãe Terra de forma mais carinhosa.

“Os biomas brasileiros é o tema que vai ser abordado esse ano pela CF e mais uma vez a igreja nos convida a ter um olhar mais fraterno e mais irmão para nossa própria Casa, as vezes a gente julga o irmão mas não olha para o que de errado nós estamos fazendo. Esse seminário, vem com a proposta, de estudar o que a gente pode fazer para diminuir as consequências desses impactos que nós sofremos e o que podemos fazer para melhorar”, disse.

Logo após seu discurso de boas vindas, padre Geraldo apresentou um vídeo gravado pelo Arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, que junto com os bispos auxiliares, Dom Tadeu Canavarros e Dom José Albuquerque, estão em viagem à São Gabriel da Cachoeira para participar de um retiro com todos os bipos do Regional Norte 1 da CNBB. No vídeo, Dom Sérgio convida a todos a participarem da CF e ressalta a importância de se abordar mais uma vez um tema ecológico de grande importância para a vida.

Para aprofundar mais o tema, foi convidado o Assessor Nacional da CNBB, senhor Antônio Evangelista, que durante pouco mais de uma hora, palestrou sobre o assunto, aprofundando mais a temática, que tem como proposta principal, dar ênfase na diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, à luz do evangelho.

O evento segue até o dia 10 e conta com uma programação toda especial que começa desde o momento da acolhida de cada participante, contando também com a equipe de animação para quebrar o gelo dos mais tímidos, oração inicial e final, apresentação de representantes de povos indígenas, quilombolas, pescadores e ribeirinhos; plenária, além da palestra propriamente dita.