Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Pe. Mauro Cleto é empossado como novo pároco de Nossa Senhora dos Remédios

Irreverencia, bom humor, simpatia ao extremo, esses são apenas alguns adjetivos que poderíamos usar para classificar um padre que, por onde passa, arrasta multidões de fiéis com seu jeito carismático, espontâneo e super sincero de ser. Estamos falando de Pe. Mauro Cleto, que nesse domingo, 5 de fevereiro, tomou posse como novo pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Remédios, em uma celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, que contou com a presença de paroquianos tanto da paróquia atual, que compareceram para dar as boas-vindas, como da paróquia Nossa Senhora das Graças, na qual era pároco até recentemente, e que fizeram questão de estarem presente para se despedir de seu querido padre e amigo.

E foi com esse clima, um misto de despedida e boas-vindas, que a igreja de Nossa Senhora dos Remédios, completamente lotada, acolheu seu novo pároco, que até na sua cerimônia de posse, manteve o bom humor característico, arrancando sorriso até do próprio Arcebispo. “Precisamos de mais padres assim com esse bom humor, carisma, humildade e simpatia”, disse um paroquiano sobre o padre que tem praticamente uma legião de seguidores que, não importa aonde o padre vá, lá estarão eles juntos. “Tem paroquianos que estão comigo desde quando eu era pároco da Cristo Redentor no Alvorada 3, e sempre me seguem para onde quer que eu vá”, comentou Pe. Mauro.

Enquanto isso, existe aqueles que ficam divididos entre o carinho pelo padre e o amor pela sua paróquia de origem, nesse caso o segredo é saber dividir o tempo, como explica Rosalice Mello. “Sou da paróquia N. S. das Graças e vou permanecer lá, pois foi onde eu nasci e me criei, mas quando eu estiver com saudade de um ralho ou puxão de orelha, eu venho aqui Nos Remédios visitar o Pe. Mauro”, disse sorridente. Mas há também aqueles que ainda não o conheciam e, na celebração de posse tiveram o primeiro contato. “Ele parece ser um padre bem alegre e divertido, espero que traga muitas novidades para nossa paróquia”, comentou Roxana Soares.   

Brincadeiras a parte a cerimônia seguiu normalmente, antes do rito de posse, Dom Sérgio fez questão de salientar em sua homilia a importância que o pároco tem para a paróquia. “Estamos aqui em uma das igrejas mais antigas de Manaus, para dar posse ao padre Mauro, agradecemos por ter aceito o chamado e o desafio de ser luz no mundo, que ilumina uma cidade, um bairro. Uma pessoa com o objetivo de dar pão a quem tem fome, estar no meio do povo, matar a sede da Palavra, pois o padre é um homem da Palavra e de palavra, com a função de celebrar os sagrados sacramentos, sobretudo a eucaristia, reconciliação e unção dos enfermos”, declarou.

Em seu discurso de agradecimento, Pe. Mauro, fez de tudo um pouco, cantou, brincou (deu dicas para evitar assaltos), rezou de joelhos, relembrou algumas experiências vividas nas paróquias por onde passou e até traçou alguns projetos que pretende fazer na paróquia durante a sua gestão. “Sou apaixonado por Nossa Senhora e muito se engana quem pensa que eu ia dizer não ao chamado, eu disse sim e hoje estou aqui com vocês e todos são bem vindos a ajudar, pois já vamos começar a trabalhar nos festejos de 200 anos da igreja (em 2018), assim também como pretendemos recuperar as relíquias pois eu adoro coisa antiga. Enfim, agradeço a acolhida de todos vocês e que possamos nos multiplicar, ao ponto da igreja se tornar pequena para tanta gente, que não tenhamos medo porque o perigo está em todo lugar, mas o amor do cristão por Deus e Nossa Senhora supera tudo”, finalizou.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz