Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Paróquia São Francisco das Chagas celebra a posse de seu novo pároco, Pe. Geraldo

Às 7h deste domingo, 5 de fevereiro, na igreja São Francisco das Chagas, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, o Bispo Auxiliar, Dom Tadeu Canavarros, deu posse ao presbítero Pe. Geraldo Ferreira Bendaham (diocesano), como novo pároco da Paróquia São Francisco das Chagas, que organizou uma super festa de acolhimento, com direito à homenagens e até café da manhã compartilhado com toda a comunidade na quadra da paróquia. Na ocasião, também foi realizado o envio de uma Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão Eucarística.

Pode-se dizer que foi uma manhã realmente muito aguardada, pois o novo pároco ja atuava na paróquia ha três meses, mas só agora assumiu oficialmente o comando da paróquia, sendo o primeiro padre empossado por Dom Tadeu, desde quando ele foi acolhido pela Arquidiocese de Manaus como Bispo auxiliar, em 12 de dezembro do ano passado. “A cada posse realizada a gente percebe que a nossa igreja se enriquece e percebemos que Deus chama a cada um para cumprir uma missão, no caso dos padres essa missão está baseada na Palavra de Deus”, disse Dom Tadeu.

E foi com base nas funções do padre, que o bispo auxiliar discorreu sua homilia, falando a respeito do chamado da Palavra de Deus ao homem de fé e das bem aventuranças. “O pároco devera exercer o papel de santificar os fiéis pelos sacramentos e sobretudo governar a comunidade em espírito de serviço como um bom pastor de seu rebanho, além de anunciar com alegria a Palavra de Deus, que é uma das primeiras funções do pároco. Ele é aquele que esta sempre no meio do povo e que nos traz Jesus por meio da eucaristia e que tem a missão de testemunhar a fé onde estiver”, comentou o bispo antes de iniciar o rito da posse entregando a estola, a chave do sacrário e a Palavra ao novo pároco.

Depois de devidamente empossado, Pe. Geraldo foi recebido por um calorosa salva de palmas de toda a assembleia e a celebração seguiu o normalmente e, antes do término, Pe. Geraldo realizou o primeiro ato como padre empossado que foi participar, ao lado de Dom Tadeu, do envio da serva Hélia Souza Cavalcante, como Ministra Extraordinária da Sagrada Comunhão Eucarística, a qual estava muito emocionada com o momento. “Estou muito feliz e emocionada, e foi uma benção o Pe. Geraldo ter sido empossado no dia do meu envio, uma sensação maravilhosa e um desejo muito grande de servir minha paróquia e aonde mais for enviada”, disse a ministra.

Antes do fim da celebração, a comunidade de questão de homenagear o novo pároco fazendo um jogral com as letras do seu nome e presenteando com um Anel do Tucum, uma Palmeira comum na Amazônia. “Agradeço aos amigos e amigas que vieram hoje aqui prestigiar, mas o mais importante é saber que o que nos orienta é a Palavra de Deus, e hoje, o evangelho nos convida a ser sal e luz, mesmo nas situações de sombra e escuridão, temos que ser a luz que guia nas trevas, mesmo nas situações mais difíceis e problemáticas, temos que ser o sal que dá o gosto, pois só assim faremos a experiência da comunhão e da fraternidade entre nós, cada um encontrando o seu lugar dentro do corpo que é a igreja, fazendo novas lideranças e construindo pontes ao invés de muros”, finalizou Pe. Geraldo



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz