Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Solenidade à Dom Bosco celebra a Profissão Perpetua de seminaristas salesianos

Na noite desta última desta terça-feira (31/01), foi realizada a Santa Missa em homenagem a São João Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude. A Celebração também marcou a acolhida do Bispo Auxiliar, Dom Tadeu Canavarros, que é salesiano e presidiu a solenidade ao lado Arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani, também estiveram presentes, o bispo emérito de São Gabriel da Cachoeira, Dom Walter de Azevedo, o padre Francisco Lima, Inspetor da Isma e o pároco da paróquia Dom Bosco, Pe. Wilson Barros.

A celebração reuniu a Família Salesiana (Sdb e FMA), ex-alunos, funcionários, religiosos e amigos da Congregação que juntos também puderam testemunhar a Profissão Perpétua dos seminaristas Dernival Ricardo Martins, Bartolomeu Nguyen Quang Lam Son e João Batista Duy Tan, esses dois últimos são irmãos missionários salesianos vindos do Vietnã.

Hoje estamos celebrando a solenidade de São João Bosco, fundador dos salesianos e também temos a felicidade de termos a profissão desses salesianos que são candidatos ao sacerdócio, representando a força missionária salesiana e também de jovens que vem aqui da terra para servir à juventude”, disse o padre Francisco, (padre Chicão), que conduziu acompanhado do bispo auxiliar, todo o rito sagrado da profissão e não escondia a alegria de ver a família salesiana crescer.

Para a professora Sônia Regina, foi “um momento de muita importância para a igreja, pois sabemos o quanto é difícil suscitar vocações e aqui nessa celebração nós vimos jovens dizendo sim para a vida em comunhão, para a vida na igreja, para a vida religiosa. Acredito que isso é motivo de muita alegria para nós da família salesiana, mas principalmente para a Igreja de Manaus que, com certeza, vai receber mais três jovens dispostos a se fortalecer na fé e a servir aos jovens na vida cristã”, disse a veterana da instituição que atualmente trabalha como professora da Faculdade Salesiana Dom Bosco (FSDB) na zona leste.

Dom Tadeu, em sua homilia, também salientou que a Consagração Religiosa deixou a homenagem à Dom Bosco ainda mais especial. “Celebrar Dom Bosco significa também celebrar os jovens, e hoje essa festa é engrandecida pela celebração da Profissão Perpétua desses nossos queridos irmãos, que traz para nós uma riqueza pois se nós olharmos para a vida religiosa nós percebemos que os fundamentos da vida consagrada, está na relação que Jesus estabeleceu com seus discípulos, e a função de vocês consiste em dar testemunho de santidade, de viver as bem-aventuranças. Queremos rezar junto a vocês para que continuem a ser entre nós, sinais vivos e confiáveis do amor de Deus e de seu reino”, declarou o bispo auxiliar.

O rito da Profissão

A Celebração Eucarística segue normalmente enquanto as etapas do rito da profissão dos candidatos vão acontecendo no decorrer da Santa Missa. Logo após a leitura do evangelho, os seminaristas são apresentados à igreja pelo Inspetor salesiano diante do qual professam sua vontade de servir a Deus. Depois da homilia o rito segue com o diálogo de compromisso, a oração litânica e o canto da ladainha dos santos com os professandos prostados no chão até chegar o momento da entrega da vela.

A Entrega da Vela é o momento que os candidatos recebem uma vela acesa em recordação ao batismo, sinal do Cristo Ressuscitado e Luz do mundo. Na sequencia vem a Profissão propriamente dita, onde os jovens salesianos leem a fórmula da Profissão Perpétua escrita a próprio punho, a primeira parte juntos e a conclusão é feita de maneira individual. Terminando a leitura, os neo-professos deixam a vela sobre um castiçal no altar e assinam a ata oficial. Só depois de terem assinado que os neo-professos se ajoelham diante do Bispo que, com as mãos estendidas pronuncia a oração da benção, seguida da entrega da cruz salesiana e os cumprimentos dos salesianos perpétuos e familiares.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz