Coragem, a tempestade vai passar!

Quem nunca sofreu algum tipo de perda na vida? E quando ela chega, é preciso ter o coração preparado para enfrentá-la.

Só quem já perdeu alguém querido na vida sabe quanta dor o coração humano sente numa hora como essa. De  uma hora para outra uma pessoa ser surpreendida com uma notícia de que alguém muito querido, um marido
que estivera no trabalho, uma esposa que estava em casa, um filho no trânsito, uma criança brincando no parque
veio a falecer. Isso faz estremecer a estrutura emocional de qualquer pessoa. Fatos assim faz doer o coração.

Eu posso também imaginar a decepção, o desespero para um pai ou mãe de família quando de repente, num final
de expediente na sexta-feira, é notificado da sua demissão. Quanta pertubação, quanto espanto surge na alma
humana em momentos assim, no qual uma pessoa se depara coma pergunta: “O que vou fazer a partir de agora? Como vou me virar sem emprego? Como vou pagar as contas no final do mês e sustentar minha família?”

E nestes tempos de crise econômica, eu posso imaginar, a partir dos noticiários e das conversas com as pessoas, a dificuldade para um empresário, a pressão que sofre para manter a empresa aberta, funcionando, honrando os
compromissos com fornecedores, pagar a folha de pagamento no final do mês. De fato, para muitos empresários nos dias de hoje a tormenta está aí, e saber conviver com as incertezas do mercado e não cair no desespero e fugir da falência é o desafio, um gigante a ser vencido.

Outra situação a expor aqui também, e diga-se de passagem, quando ela vem à tona faz, geralmente, a estrutura emocional de uma pessoa estremecer, é quando uma pessoa é acometida por uma doença grave e inesperada. Quantas pessoas ficam paralisadas em momentos assim, ficam como que sem chão, à beira de um abismo, sem forças para enfrentar um câncer agressivo que fora descoberto após um exame, sem falar numa doença degenerativa e progressiva.

É desafiador manter-se firme em momentos nos quais fatos da vida vêm como um trator a esmagar a alegria de viver de uma pessoa ou de uma família.

De fato, a vida tem dessas coisas, de uma hora para outra surge uma tempestade a colocar à prova a resistência humana. Pois bem, assim como dissabores da vida vêm, quero também ajudar voce a lembrar que também nestas horas, em momentos assim, sempre aparece alguém para nos dar uma palavra de ânimo, uma dose de esperança. Um exemplo disso no contexto bíblico é uma carta que São Paulo escreve ao seu amigo Timoteo ajudando-o a recuperar o ânimo:” Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus  que recebeste pela imposição das minhas mãos. Pois Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de fortaleza, de amor e sobriedade. Não te
envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus.”
À luz dessa palavra quero também pedir a tua permissão para que neste momento desafiador da tua vida, possa ser eu neste momento a dizer ao teu coração: “Coragem! A tempestade vai passar”.É muito importante e necessário em momentos assim não perder a esperança,mas acreditar que existem, sim, razões para a  luta continuar. Em momentos assim quando se acha que as forças acabaram, este tonar-se o momento do gigante guerreiro adormecido despertar. É preciso ressignificar a vida e encontrar razões para  levantar a cabeça, reconhecer as dificuldades e commuita fé, resiliência e otimismo, perceber as oportunidades nas adversidades. Não se pode
por amor aos que esperam por nós entregar os pontos e desistir de tudo. Desistir jamais!
Uma nova semana está começando. Acredite em você mesmo. Acredite em  Deus. Acredite que há um tempo para cada coisa no mundo. Um salmo muito belo na bíblia diz assim: “Quem semeia entre lágrimas, colherá com  alegria”. Se hoje tua vida é um rio de lágrimas um dia a tempestade passará e um mar de oportunidades irá surgir na tua vida. Coragem, valente guerreiro. A vida precisa continuar.

 

Pe. Charles Cunha
Artigo publicado do Jornal Diário do Amazonas
Em 29.1.2017, caderno de Cidades, página 23

 

 

Gostou? Compartilhe

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram

Comentários