Catedral Metropolitana de Manaus realiza missa de despedida de Padre Charles Cunha

Foi diante de uma igreja lotada, que o Padre Charles Cunha presidiu na manhã deste domingo, (29/01), a santa missa que marca oficialmente a sua despedida do comando da Catedral Metropolitana de Manaus, onde atuou como pároco durante três anos. A celebração começou por volta das 10h e, durante quase duas horas de duração, o que se pode ver foi muitas homenagens, confraternização e momentos de fortes emoções de amigos, parentes, funcionários, agentes de pastorais, religiosos (as) e leigos (os) que vieram prestar seu carinho ao padre Charles, que desde o dia 30/12, assumiu como pároco da Área Missionária Sagrada Família do Tarumã, localizada na Avenida do Turismo, 4011 – bairro Tarumã, pertencente ao setor Alvorada (antigo setor IV).

E desde a procissão de entrada até a benção final, a Celebração da Páscoa do Senhor e despedida do Padre Charles contou com muitos momentos marcantes, onde toda assembleia acompanhava com muita atenção a santa missa presidida querido padre, principalmente durante a homilia, como por exemplo a dona Alessandra Xavier. “Frequento a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, mas sempre que possível, venho na missa do padre Charles com a minha família pois nós adoramos a homilia abençoada, é um padre jovem mas percebemos que tem muita unção ao falar e passa a mensagem de Deus com muita sabedoria”, disse a paroquiana toda contente.

Na sua homilia deste de domingo, não poderia ser diferente e, com base na leitura do evangelho, padre Charles revigorou os fiéis falando de modo muito tocante, enfatizando a fé e a esperança. “Quem tem fé tem esperança e quem tem esperança tem futuro. Quem tem fé tudo suporta, tudo crer e tudo vence pois, nas horas das maiores dificuldades procura à Deus, pede ajuda e são consolados escutando aquela voz no fundo do coração que diz: não desista, aguenta firme, segue adiante e continua teu caminho, por isso meus amigos que o Cristão é um guerreiro e não uma pessoa fraca, porque todo batizado é portador de uma fé que move montanhas, uma fé que nos momentos difíceis nos restaura e, como diz a profecia de Isaias, os que confiam no Senhor renovam suas forças e quem tem fé, quem tem amor no coração, sempre alcança a vitória e de alguma maneira sempre vence, pois o bem aventurado é aquele que mesmo caindo, encontra motivos para levantar”, finalizou.

No decorrer da celebração, padre Charles apresentou a equipe que trabalhou com ele durante a sua gestão como pároco, e também fez questão de apresentar a equipe que atuará com o seu sucessor, Padre Hudson que tomará posse no próximo dia 5 de fevereiro. “Essa é a equipe que teve a missão de me ajudar com os trabalhos realizados aqui na catedral, que é composta por coordenadores de cada pastoral, do batismo, do dízimo, da liturgia, da catequese, coroinhas, músicos, muito obrigado de coração a todos vocês”, agradeceu o pároco aos membros da sua equipe que foram saudados com uma calorosa salva de palmas da assembleia, assim também como foi feito durante a apresentação da equipe do padre Hudson.

“Essa igreja é um lugar muito especial para mim, por que  aqui eu vivi um sonho que é cuidar dessa casa, cuidar de vocês. Hoje eu parto dessa igreja feliz, muito feliz, Deus seja bendito por todas as experiências que aqui vivi, por tudo aquilo que aprendi e por todos os sonhos que realizei. Agradeço a todas pessoas com as quais eu trabalhei nessa igreja tão querida, agradeço a todos os funcionários e toda a liderança que me ajudaram, a todos os dizimistas e as pessoas que colaboraram com suas ofertas e a gente se encontra por aqui nas grandes celebrações. Obrigado a cada um de vocês que vieram aqui hoje e prometo que continuarei rezando por todos”, disse Padre Charles, em seu discurso de agradecimento.

Ao fim da celebração, como não poderia deixar de ser, formou-se a tradicional fila da benção, onde padre Charles pôde ter um contato mais de perto com aqueles paroquianos que queriam não apenas voltar para casa abençoados pelo padre, mas sim também poder tirar uma foto de recordação ou simplesmente dar e receber um abraço carinhoso de despedida e desejando tudo de bom na nova missão. Para finalizar o dia com chave de ouro, ainda houve um almoço de confraternização organizado pelas equipes de coordenação da Catedral, com direito a música ao vivo e mais homenagens de agradecimento de amigos e parentes que, direta ou indiretamente tiveram suas vidas mudadas graças aos conselhos ou orientação espiritual do padre.

Um padre querido e admirado por todos

Amigos, familiares, funcionários, coordenadores de pastorais, religiosos e leigos, todos que vieram prestar seu carinho ao padre Charles, que com muita atenção acolheu um a um. E o que se viu no rosto de cada um, foi uma mistura de alegria por todos os momentos que passaram juntos, e tristeza pela partida de um pastor tão querido. “Ele é um instrumento de Deus em nossas vidas, um verdadeiro pescador de homens e graças a ele hoje eu me considero uma nova convertida, pois ele tem esse dom de descobrir sonhos e te trazer para Deus”, comentou Mônica Araújo, coordenadora da pastoral de comunicação.

Para Kedima Simões, integrante da pastoral litúrgica e pastoral social, padre Charles é uma pessoa que nasceu com o carisma da renovação, trazendo essa qualidade tanto para a igreja, quanto para os fiéis. “Padre Charles tem esse dom de conduzir as pessoas e tratar realmente como um pai, dando conselhos e atenção. E os fiéis que vinham à igreja, se depararam com uma pessoa que acolhe todos com braços abertos, trazendo até os que estavam mais afastados, de volta a Deus. Com isso nós vimos a mudança na Catedral, tanto no número de pessoas que voltaram a frequentar a ‘igreja mãe’, como também na restauração desse nosso patrimônio histórico que foi realizado com o auxílio do dízimo”, disse.