Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

PJ realiza a 7° Semana do Jovem Líder no Colégio Santa Doroteia

A Pastoral da Juventude (PJ) Arquidiocesana, realizou nesta segunda-feira (23/01) a abertura da 7° Semana do Jovem Líder, que contou com a presença de mais de 300 jovens provenientes dos 12 setores da Arquidiocese de Manaus. A abertura do evento aconteceu na quadra do ginásio do Colégio Santa Doroteia, com a palestra: “Realidade Juvenil: Mais escolas, menos cadeias” e continua até o dia 28, iniciando a partir das 17h30, contando com uma vasta programação que envolve desde palestras à oficinas temáticas e de formação.

E, sendo um evento de jovens para jovens, é claro que alegria e descontração não poderia faltar do início ao fim, desde acolhida, com a apresentação animada dos jovens por setores da arquidiocese, até o momento da união para a oração final. Claro que entre tudo isso ainda teve muita dança, diversão, reencontro de velhos amigos, reflexões e homenagens, como a mística que foi realizada baseada no tema da campanha da fraternidade desse ano que tem como tema os biomas do Brasil.

De acordo com o padre Alcimar Araújo, Assistente Eclesiástico da PJ na Arquidiocese de Manaus, o evento é importante pela mobilização da juventude e para que o jovem possa tem uma experiência concreta do Cristo na sociedade. “Aqui temos a presença de jovens de todos os setores e esse encontro fortalece o conjunto da PJ. Os temas que serão abordados durante a semana, ajudarão a formar uma mentalidade diferente sobre aquilo que é pautado pela mídia na nossa sociedade, são questões muito importantes mas que serão passadas baseadas no olhar do discípulo missionário, que valoriza a vida, preserva a esperança e abomina a violência, buscando sempre a luz no meio das trevas”, disse o pároco.

Segundo Henrique Barbosa, integrante da comissão organizadora do evento, a Semana do Jovem Líder possui uma programação muito vasta com temas diferenciados a cada dia e com uma novidade esse ano. “No decorrer da semana, os jovens serão divididos por etapas de formação para participar de diversas oficinas: Iniciação (I e II); Discipulado; Missão; Militância e Assessoria. O diferencial desse ano é que teremos o apoio da Associação Nacional das Escolas Cristãs (ANEC), que vai nos ajudar com a gestão de projetos nas oficinas que depois os jovens vão ter que concretizar na base”, explicou o coordenador.

Abertura e encerramento

Realidade Juvenil: Mais escolas, menos cadeias” foi o tema escolhido para ser debatido na abertura do evento. Para falar sobre o assunto, foram chamados: o professor Jonas Araújo, do movimento vem para luta pela educação; o padre Gennaro, presidente da  Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC); Geisa Moura, Assistente Social; e John Navegante, do espaço cultural. “A gente faz uma roda de conversa para debater sobre um tema específico com aprofundamento e por isso trazemos profissionais das mais diversas áreas para expor seu ponto de vista aos jovens”, comentou Henrique

Se na abertura já houve toda uma animação, no encerramento também não poderia ser diferente, a sétima edição da semana do jovem líder promete inovar finalizando com um show ao vivo com músicas escritas pelos próprios pjoteiros. “Sábado (dia 28) é o lançamento do CD do projeto CriArte, que começou com o festival de música da PJ e agora haverá o lançamento com as músicas de autoria dos pjoteiros dos grupos de base. São 11 músicas que compõem o CD e mais 15 pessoas envolvidas na gravação, como cantores, compositores, banda base e coordenação do CriArte”, comentou Henrique.



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz