Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Procissão e missa campal encerram os festejos em homenagem a São Sebastião

A Paróquia São Sebastião e São Francisco de Assis realizou nesta sexta-feira (20) a festa do santo padroeiro São Sebastião, que neste ano trouxe como tema “A plenitude da lei é o amor” e como lema: São Sebastião ajuda-nos a vivenciar a Vontade de Deus”. A programação, contou com a tradicional procissão, saindo às 17h, da frente da Igreja, localizada na Rua 10 de Julho, percorrendo as principais ruas do Centro de Manaus até retornar ao Largo São Sebastião, onde foi realizada a missa campal, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani e concelebrada pelo bispo auxiliar, Dom Tadeu Canavarro e Frei Sebastião, pároco da paróquia.

Segundo dados da Polícia Militar, cerca de 10 mil pessoas finalizaram a procissão do padroeiro, que começou com uma quantidade bem menor de fiéis mas, a cada rua que passava (Getúlio Vargas, Sete de Setembro, Joaquim Nabuco, Ramos Ferreira e Tapajós), mais e mais devotos e simpatizantes do santo iam se juntando a multidão que, cantando e orando caminhavam de volta ao Largo para celebrar e agradecer as graças alcançadas, como no caso da professora Maria Auxiliadora. “Há 20 anos eu participo dos festejos de São Sebastião, é uma devoção que tenho ao santo e uma forma de agradecimento pelas coisas boas e por tudo que conquistamos em nossa vida. É uma festa muito bonita e todo ano é uma emoção diferente”, disse em tom emocionado.

Após o retorno dos fiéis, o Largo São Sebastião tornou-se pequeno diante de tantas pessoas que se amontoavam em pé ou sentadas para prestigiar a Santa Missa ao ar livre, fazendo um belo espetáculo de fé e devoção ao Santo que foi soldado romano  e que muitas vezes ajudou os primeiros cristãos tendo compaixão das atrocidades que eles sofreram. Foi martirizado por professar e não renegar a fé em Cristo nem mesmo sob tortura. “São Sebastião morreu por causa da fé, um exemplo para todos nós e, mesmo morrendo no século III, continua atraindo multidões”, disse Dom Sérgio no inicio da celebração do santo que é padroeiro dos militares e atletas.

Durante a homilia realizada por Dom Tadeu, o exemplo de vida de São Sebastião também foi lembrado e exaltado pela sua importância e simbolismo para a igreja. “Ele se tornou um modelo maior e assim nos ensina que só a partir da escola cruz que conseguimos estabelecer uma relação pessoal com Deus e com todos pois nós somos seres de relação, do momento que nascemos até a hora que morremos. São Sebastião nos mostrou que só dando a vida é que podemos salvá-la, essa é a verdadeira experiência que ele pode vivenciar e nos ensinou com seu exemplo a viver o amor e testemunhar o perdão, a caridade e a renuncia”, comentou o bispo auxiliar.

Arraial do padroeiro

Ao fim da missa, os fiéis ainda puderam prestigiar o arraial organizado na frente da igreja, com comidas típicas, som ao vivo e um super bingo. Uma programação que além de divertir, também serve como veículo de evangelização, atraindo até mesmo quem estava de passagem pelo local. “Eu venho sempre para praça e foi uma adorável surpresa poder participar desse evento religioso com minha família (esposa e duas filhas) e ainda ter a possibilidade de ganhar uma viagem nesse super bingo da paróquia. A comunidade esta de parabéns”, comentou o geólogo Adnilson Cruz.

 

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz