Disponível em http://www.acritica.com/channels/manaus/news/procissao-de-sao-sebastiao-marca-a-primeira-celebracao-catolica-do-ano-em-manaus
Procissão de São Sebastião marca a primeira celebração católica do ano em Manaus
A cerimônia religiosa iniciou por volta das 17h e reuniu cerca de três mil pessoas, segundo o Instituto Municipal de
Por Oswaldo Neto
Milhares de fieis marcaram presença na primeira celebração católica do ano, a procissão de São Sebastião, realizada no Centro de Manaus na tarde desta sexta-feira (20), dia do santo. A cerimônia religiosa vai percorrer seis ruas e iniciou por volta das 17h.
A concentração dos fieis ocorreu na frente da igreja São Sebastião, localizada na avenida 10 de Julho, Centro. De acordo com o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), cerca de três mil pessoas participaram da cerimônia.
A procissão traz como tema em 2017 “Celebrando o Mártir São Sebastião, anunciamos a misericórdia do Pai” e o lema “Bem-aventurados os misericordiosos” (Mt 5, 8). Nos registros bíblicos, São Sebastião foi um soldado cristão cuja fidelidade a Deus o tornou santo. Ele é padroeiro de muitas cidades e costuma ser invocado para interceder contra algumas mazelas como a fome, as guerras e as epidemias.
“São Sebastião é um santo muito popular. Muitas comunidades no Amazonas são dedicadas a ele. Santo que os portugueses trouxeram, um santo que morreu por causa da fé, um exemplo para todos nós. E continua a trair multidões”, disse Dom Sérgio Castriani, o arcebispo de Manaus.
“Eu acho que São Sebastião é um exemplo de enfrentamento da vida com coragem, com esperança e alegria. São Sebastião é um perseverante da fé. Teve momentos difíceis de perseguição e não perdeu a fé. Nós estamos vivendo momentos difíceis, mas não podemos perder a fé e a esperança também”, completou.
De acordo com a Arquidiocese de Manaus, a multidão passará pelas ruas 10 de Julho, Getúlio Vargas, Sete de Setembro, Joaquim Nabuco, Ramos Ferreira e Tapajós. A procissão se encerra no Largo São Sebastião, onde ocorrerá uma missa presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani.
A dona de casa Leuzimar Domingues, 58, iniciou o percurso descalça. Segundo ela, a promessa envolve pedidos para o ano ser preenchido por benção “Quero ter um ano de paz pra mim e minha família. Procuro vir todos os anos como cristã, mas como o ano deve ser difícil, peço ainda mais bênçãos”, disse.