Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Setor padre Pedro Vignola organiza a 6° caminhada pela paz na zona norte de Manaus

 

Com o tema: “A construção da paz é missão de todos!”, centenas de paroquianos e comunitários que fazem parte do setor padre Pedro Vignola e demais paróquias da Arquidiocese de Manaus, participaram da 6ª Caminha pela PAZ. O ato aconteceu neste ultimo domingo, 1° de janeiro, a concentração foi em frente à paroquia de São Bento, situada na zona norte, em frente ao terminal 3, de onde os fiéis seguiram cantando e rezando por um ano novo repleto de paz até chegarem ao campo do Cruzeiro da Cidade Nova, finalizando a caminhada com a missa campal presidida pelo idealizador do evento, padre Marco Antônio (Pe. Marquinho) e concelebrada pelos demais padres presentes.

Estiveram a frente da Caminhada pela Paz nas edições anteriores o Pe. Marquinho, Pe. Leonardo dos Santos, Pe. Cairo Gama e atualmente Pe. Carlos Eduardo Santos, coordenador do setor. “Sabemos que a zona leste e norte são áreas de muita violência e assaltos, inclusive ano passado as igrejas bateram o recorde de arrombamento e furtos. Então esse é realmente o momento de nós clamarmos na sociedade e para nossas autoridades, a questão da paz e da segurança para todos nós durante esse ano”, disse padre Eduardo.

De acordo com o padre “a caminhada é um evento que vem sendo organizada durante um ano inteiro por uma equipe de 50 voluntários que escolhem o tema, e acertam todos os detalhes para que na hora dê tudo certo e que se torne um momento bonito, com as famílias e as comunidades unidas”, comentou. E, realmente o que muito se viu lá foi famílias juntas caminhando pela paz, algumas vindas até mesmo de outros setores, que caminharam agitando suas mãozinhas e bandeiras, e orando durante um pouco mais de uma hora, mas que não viram nem o tempo passar.

A gente participa desde a primeira caminhada e já virou uma tradição na família, com sol ou com chuva, nós estamos aqui todos os anos pois é um evento que faz parte do nosso calendário familiar já iniciar o ano fazendo esse gesto pela paz”, comentou Sérgio Vinhote, ministro da eucaristia que atua na igreja de Santa Teresinha (setor alvorada), que apesar da distância, todos os anos se faz presente na caminhada com sua esposa e os três filhos, duas meninas e um menino.

Ao chegarem no campo do Cruzeiro, localizado na Av. Timbiras, os fiéis foram acolhidos pelo animado padre Marquinho, que juntamente com os demais presentes recepcionaram todos com cânticos de boas vindas enquanto leigos e religiosos que estavam na caminhada tomavam seu lugar para o inicio da missa campal finalizando com chave de ouro o evento. “É uma grande festa da igreja e de toda a zona norte da cidade fazer essa caminhada no dia mundial da paz, onde todas as organizações civis do mundo inteiro, pedem a benção de Deus para que cesse, todo terrorismo e toda a violência”, explicou o padre.

E, mesmo depois de uma caminhada, os fiéis participaram com todo gás da santa missa pela paz que lotou o campo do Cruzeiro numa bela demonstração de fé e oração. “Achei que foi uma celebração muito bonita e bem organizada, com bastante momentos de reflexão e emoção. Me senti encorajada e com mais fé para iniciar 2017 ao lado da minha família”, disse a jovem Luciana Costa que esteve presente na celebração junto com seus familiares. “Achamos muito importante o trabalho que vem sendo realizado há vários anos pela equipe Amigos do Cruzeiro e esperamos que continuem sempre”, completou Luciana.

Como teve inicio

A primeira edição da caminhada pela Paz iniciou em 1° de janeiro de 2012 quando o padre Marquinhos, na época pároco da comunidade São Bento, teve a ideia de realizar esse evento após ver, no campo do Cruzeiro, algumas famílias e conhecidos acendendo velas e rezando pelos parentes que haviam morrido em acidente de trânsito ou por alguma forma de violência

“A partir desse ato veio a ideia de todos os anos de realizar a caminhada com o objetivo de dar um grito pela PAZ e dizer um NÃO à todas as formas de violência contra a vida. E, desde que ocorreu a primeira caminhada, todos os anos as paróquias e comunidades da Zona Norte se reúnem e dão continuidade ao grito de paz para o novo ano”, disse Fernando Santos, um dos organizadores da caminhada.

 montagem



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

2 Comentários em "Setor padre Pedro Vignola organiza a 6° caminhada pela paz na zona norte de Manaus"

avatar
Patricia Cabral
Visitante
Parabéns ao Setor Padre Pedro Vignolla pela iniciativa de pautar em sua vida pastoral o clamor da sociedade. A violência gerada pela falta de segurança pública ou pela falta de políticas públicas que tanto assola nossa sociedade se refleti nos inúmeros clamores do nosso povo, as vezes em nossas vidas. Não podemos nos calar, não podemos simplesmente aceitar, mas transformar nossas clamores em ações concretas é o primeiro passo ou melhor um grande passo. Parabéns ao nosso arcebispo que sempre se coloca como colaborador e apoiador de causas tão justas como as Caminhadas pela Paz e parabéns aos padres do… Ler mais
Socorro Seixas
Visitante

Foi e sempre será uma grande emoção prestigiar esse momento. E mesmo sem sabermos o que estava se passando na cidade (rebeliao) tenhamos certeza que nossas orações estavam sendo ouvidas por Deus.

wpDiscuz