Ciclistas realizam a primeira Ciclo Procissão em honra a padroeira do Amazonas

Se acordar cedo para pedalar já é bom, imagina quando se faz isso com objetivo de orar também. Foi exatamente isso que cerca de 60 ciclistas, profissionais e amadores, participaram na manhã de hoje (08/12), da primeira Ciclo Procissão em homenagem à Nossa Senhora da Conceição, padroeira do Amazonas. O trajeto percorrido pelos ciclistas e suas “magrelas” foi do Parque dos Bilhares, localizado na Av. Constantino Nery, até a Catedral Metropolitana de Manaus (Igreja da Matriz), onde foram recebidos pelo padre Raimundo Vanthuy Neto, que abençoou os ciclistas e suas bikes.

Segundo os organizadores, o evento foi realizado pelo grupo de ciclistas Trilha Para Novatos (TPN) em parceria com a Arquidiocese de Manaus. “A ideia veio de um convite da Arquidiocese na pessoa do padre Charles Cunha, para que fizéssemos uma ciclo procissão em honra à padroeira do nosso Estado. Ver a imagem de Nossa Senhora em destaque, num andor colocado em uma bicicleta dupla foi um evento único, realizado pela primeira vez e que chamou a atenção das pessoas que passavam por nós pelos carros na rua e, com todo respeito, cantavam e rezavam conosco. Foi realmente algo muito emocionante e bonito de se ver”, disse Adriano Augusto, coordenador da ciclo procissão.

Ainda de acordo com Adriano, a ciclo procissão foi um evento não só religioso, como também social e a segunda edição já esta garantida. “Recebemos esse convite com muita alegria e muito respeito, fizemos o nosso melhor e acredito que independente de religião, toda benção é bem vinda, e essa ciclo procissão também foi muito importante para nós ciclistas que ainda sofremos muito nas ruas da cidade pelo derespeito dos outros motoristas e assim conscientizar que em cima de uma bicicleta existe uma vida, pessoas que utilizam a bike como uma forma de esporte, terapia para desestressar e uma maneira de conhecer os pontos turísticos da cidade, também merecem serem respeitadas no trânsito. Só temos agradecer ao nosso Arcebispo Dom Sérgio e ao querido padre Charles e temos certeza que essa será a primeira de muitas outras ciclo procissões”, comentou

Pedalando e orando

Vários grupos de ciclismo, alguns ciclistas amadores, simpatizantes do movimento, membros da imprensa e até um padre, se juntaram para pedalar em procissão junto a imagem de Nossa Senhora da Conceição, cedida gentilmente pela Comunidade de Santo Expedito, que pela primeira vez fez um trajeto “a bordo” de um andor instalado em uma bicicleta.

De acordo com Onofre Martins, o evento contagiou a todos, gerando um momento de muita emoção. “A gente fica muito feliz ao saber que uma atividade física aliada à espiritualidade, proporcionou momentos de muita emoção junto com as musicas e orações em honra a Nossa Senhora. Foi fantástico, esperamos que isso vire tradição todos os anos”, disse o ciclista.

img-20161208-wa0020img-20161208-wa0021 img-20161208-wa0024 img-20161208-wa0025 img-20161208-wa0029 img-20161208-wa0040 img-20161208-wa0039 img-20161208-wa0033 img-20161208-wa0030