Padre Silas Silva, Assessor da Pastoral Universitária de Manaus, participa de Congresso em Roma

Teve início, na tarde do dia 28, o IV Congresso Mundial Sobre a Pastoral dos Estudantes Internacionais, promovido pelo Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, que terá por tema “Evangelii Gaudium, do Papa Francisco, e os desafios morais no mundo intelectual dos estudantes internacionais para uma sociedade mais humana”.

O Congresso, que seguirá até o dia de 2 de dezembro, no Hotel Casa Tra Noi, em Roma, conta com a participação de dois colaboradores do Setor Universidades, o padre Silas Silva, da Arquidiocese de Manaus, e de Taciane Barros, da Arquidiocese de Salvador, que também acompanha o Núcleo de Estudantes Internacionais, serviço resultante de uma parceria entre o Setor Universidades e o Setor Mobilidade Humana da CNBB.

O evento começou às 17 horas (horário de Roma), com a oração das Vésperas. Em seguida o Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes, Cardeal Antonio Maria Vegliò saudou os participantes, dando-lhes as boas vindas ao Congresso. Este momento de abertura contou também com uma apresentação sobre o Congresso, feita pelo Monsenhor Robinson Wijesinghe, encarregado do Setor para a Pastoral dos Estudantes Internacionais.

Dando continuidade a programação foi apresentada a comunicação sobre o “Impacto teológico e ético do fenômeno dos estudantes internacionais” pelo Pe. Diego Alonso-Lasheras, SJ, e em seguida dois jovens partilharam a sua experiência de ser um estudante internacional.

O primeiro dia do IV Congresso Mundial Sobre a Pastoral dos Estudantes Internacionais foi encerrado pela Eucaristia presidida pelo Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano.

Matéria do Setor Universidades, Site Universitários Cristãos: http://bit.ly/suemroma