Na noite do dia 24 de novembro, cerca de 80 pessoas, entre familiares, alunos, ex-alunos, professores, participaram da formatura de 11 alunos da Escola de Teologia Pastoral. A cerimônia foi presidida pelo bispo auxiliar Dom José Albuquerque e foi realizada no auditório Mãe Paula, no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (Cefam).
Iniciada em 1996, com o objetivo de ser um instrumento de ajuda na formação de agentes para evangelização da Igreja de Manaus sintonizando-os com a caminhada pastoral de nossa Arquidiocese e da Igreja do Brasil, a Escola de Teologia Pastoral consiste num processo sistemático de Formação Teológica e Pastoral para Agentes de Evangelização através do qual o Cefam busca atender as orientações sempre presentes nas Assembleias Pastorais Arquidiocesanas (APAs) de promover a formação e capacitação de agentes.
Entre os pré-requisitos para a admissão dos candidatos estão: Tenham frequentado um curso/escola de nível básico; Tenham noções elementares dos documentos da Igreja; Tenham conhecimento prévio da Bíblia (Introdução aos livros da Bíblia, manuseio, divisão, nº de livros, Livros do 1º Testamento e do 2º Testamento, significados dos pontos, vírgulas, ponto e vírgula, hífem); Estejam inseridos na vida comunitária/pastoral ou interessadas em aprofundar seus conhecimentos e sua fé; e Ter o ensino médio completo ou cursando.
A Escola de Formação Pastoral desenvolve-se ao longo de dois anos (quatro semestres), perfazendo um total de 840 horas. As aulas são realizadas três vezes por semana – segunda, terça, quarta das 19h às 21h30. “Reconhecemos que em dois anos de curso, com aulas três dias da semana, a carga horária torna-se limitada para superar os desafios inerentes ao processo formativo dos agentes”, disse Cleidiane Anjos, coordenadora da Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS).
“Aos 11 que estão concluindo essa etapa de formação que não desistem e que muitas coisas boas que aconteceram em suas vidas sirvam de fortalecimento da caminhada, o que o povo mais precisa são de testemunhas santificadas, testemunhas que possam fazer sua parte na evangelização. Que Deus possa fazer com estes 11 alcancem 11.000 corações e que façam frutificar a sementes que Deus colocou no mundo”, disse Dom José durante sua homilia.
Colaborou Patrícia Cabral