A paróquia Nossa Senhora Mãe da Misericórdia, localizada no bairro da Compensa 2, teve motivos de sobra para festejar na noite desse ultimo domingo 20/11. Além de comemorar o aniversário de 33 anos da fundação da paróquia em pleno dia de Cristo Rei, ainda celebrou o dia dos leigos e leigas, o encerramento do ano litúrgico de 2016 e o envio de ministros, da Palavra e da Eucaristia. O Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani presidiu a celebração que foi concelebrada juntamente com o padre Leudo Santos, na área externa da paróquia.
Antes da celebração porém aconteceu uma procissão por algumas das ruas das 13 comunidades eclesiais que compõem a paróquia e nem mesmo a chuva forte que se abateu sobre a cidade, fez com que os fieis desistissem da caminhada. “Hoje estamos em festa, pois comemoramos o dia de Cristo Rei na vida liturgica e em comunhão com Dom Sérgio vamos celebrar também o dia dos leigos e leigas, o aniversário de 33 anos da nossa paróquia e ainda vamos ter o envio de 47 ministros, da Palavra e da eucaristia”, comentou o padre Leudo, que não escondia a alegria do momento
Durante a homilia, Dom Sérgio fez um resumo das leituras do dia, o comentou sobre as comemorações que a paróquia estava festejando. “Hoje é dia de Cristo Rei, rei crucificado, que oferece a vida em salvação do mundo, uma festa que se iniciou com o Papa Pio XI, ele fez com a intenção de se restaurar todos as coisas em Cristo. Hoje também é o dia da vocação laical e a igreja são as leigas e os leigos, pois eles são o sal da terra, sal e luz na igreja e na sociedade, ser um outro Cristo no mundo, uma vocação que começa logo na família. É uma tarefa imensa que nós nunca poderemos fazer sozinhos”, disse Dom Sérgio
Antes de encerrar a celebração, a comunidade fez uma breve apresentação com um grupo de capoeira em fazendo uma homenagens a todas as culturas e povos independente de cor, um chamado a ser missionário abertos a misericórdia, com o objetivo de cuidar da casa comum. Após esse momento, toda a assembleia acendeu uma vela e fizeram uma homenagem a Mãe da Misericórdia. Ao final da missa campal, a comunidade pode participar de uma pequena quermesse com comidas típicas, bingo e outras brincadeiras.
Envio dos Ministros
Dos 47 ministros enviados, 34 estão renovando seus votos e 13 estão sendo enviados pela primeira vez. “Muito bom saber que no encerramento do Ano da Misericórdia e no dia que a paróquia completa 33 anos, podemos fazer o envio e reenvio de alguns ministros. Entre eles os ministros da eucaristia, que ajudam da distribuir a comunhão, sobretudo aos doente e os ministros da Palavra, que anunciam e vivem da Palavra. Ser ministro é ser um pequeno servidor, um missionário de Deus. Muito obrigado pelo sim de todos vocês”, comentou Dom Sérgio.
Para Javanildo Quadros, foi um dia de grande comemorações, sobretudo para quem está na caminhada de evangelização. “Sabemos o quanto é carente a questão da evangelização dentro das comunidades em geral. Então para nós ministros, além de um privilégio poder levar a palavra de Deus e o Corpo de Cristo para as pessoas que precisam e não podem ir a igreja, é muito gratificante participar desse momento e a gente precisa de mais pessoas assim, de leigos e leigas que queiram se engajar nesse serviço de evangelização que é muito importante para cada um de nós”, disse o ministro recém enviado que pertence à comunidade de São Luis.