Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

SAL avalia atividades e reafirma missão de manter viva a beleza da liturgia

Após um ano de atividades, a equipe do Serviço de Animação Litúrgica (SAL) da Arquidiocese de Manaus realizou, na manhã do último sábado (5/11), no Cefam, uma assembleia que reuniu seus integrantes para avaliar as atividades realizadas no ano de 2016 e planejar as ações para 2017. Na ocasião, Dom Sérgio esteve presente e reafirmou a importância do SAL que dentre outras funções, apresenta a beleza da liturgia e desperta o gosto por ela a todas as comunidades da Arquidiocese de Manaus, permitindo a vivência de cada rito celebrativo.

A reunião iniciou com orações e cânticos e em seguida a Irmã Marinês apresentou a pauta aos presentes. Sobre a mudança da coordenação que deveria ocorrer neste fim de ano, todos concordaram em manter a mesma coordenação até final de 2017 para que a mesma possa usar de sua experiência para dar início ao projeto de formação litúrgica  para todos os setores da Arquidiocese de Manaus, conforme solicitado por Dom José Albuquerque, que por ser um liturgista, passa a acompanhar o SAL, juntamente com o assessor Pe. Carlos Eduardo. O projeto, aprovado pelos presentes, visa a criação de pastorais da liturgia nesses setores e a formação contínua sobre a liturgia, despertando em todas as comunidades o gosto pelos assuntos litúrgicos e  o aprimoramento da organização das celebrações.

Dom Sérgio, ao tomar a palavra, destacou a necessidade de reafirmar a missão do Serviço de Animação Litúrgica a fim de sempre buscar ter clareza de sua atuação que consiste em manter vivo nas comunidades católicas da arquidiocese o interesse pela liturgia e apoiar as equipes de liturgia, dando a elas subsídios e formações. Para 2017, deseja que as formações sejam mais propositivas, apresentando conceitos básicos para o perfeito entendimento e unificação do trabalho na liturgia, principalmente quando se trata das solenidades, assim como deve-se estimular a mistagogia que é a vivência da liturgia, ou seja, aprender através da experiência.

Por fim, ocorreu uma breve apresentação das atividades realizadas em 2016  e a aprovação do calendário de atividades para 2017 que prevê a realização de retiro, das formações setoriais, do comprometimento com os programas que possuem na Rádio Rio Mar,  o Preparando o Dia do Senhor (mensal)     e o   Celebrar é Viver (semanal).

 

montagem_-assembleia-sal

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz