Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Feira de Economia Solidária finaliza com premiação aos projetos que se destacaram

Entre os dias 3 e 4 de novembro aconteceu a 6° Feira de Economia Solidária: Juntos construindo a Casa Comum, uma atividade da Semana Nacional da Solidariedade que celebra também os 60 anos da Cáritas Brasileira comemorado no ultimo dia 12 em Aparecida (SP). O evento foi realizado na rua Estélio Dalison (em frente à faculdade Salesiana Dom Bosco, Centro), apresentando 33 barracas com vendas de artesanatos, remédios fitoterápicos, alimentos orgânicos, confecções, produtos de agricultura familiar e comidas típicas (tacacá, churrasco, água e suco) entre outros.

Segundo os organizadores, o objetivo da 6° Feira é proporcionar visibilidade às inciativas dos grupos de economia solidária e os trabalhos de ajudas humanitárias na cidade de Manaus. Entre as pastorais que se fizeram presentes, trabalhando em conjunto estiveram: Pastoral de DST/AIDS, Carcerária, da Criança, do Menor, Escola de Teologia, CEB’S e Conselho de Leigos. “É a semana da ação social e nós queremos visibilizar e divulgar esses servições que a Arquidiocese de Manaus realiza através das pastorais sociais”, comentou o Diácono Afonso de Oliveira, coordenador da Caritas Arquidiocesana de Manaus.

Segundo o diácono, entre os serviços de cidadania prestados estão: pastoral carcerária, com visitas aos presídios levando uma palavra de conforto aos encarcerados; pastoral da criança, fazendo a verificação do peso, dando dicas para evitar a desnutrição e orientando para uma alimentação saudável; pastoral do menor, com equipes atuando nas periferias ajudando os jovens e adolescentes a buscar uma outra perspectiva de vida; e a pastoral DST/AIDS, que faz um trabalho de atendimento na casa Dom Jackson, com os portadores de DST que precisam de uma atenção toda especial voltada principalmente para a saúde e alimentação.

As atividades culturais encerraram o evento trazendo a apresentação de grupos de danças e cantores regionais. No ultimo dia, antes de se iniciarem as apresentações artísticas, o Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Sérgio Castriani, entregou os prêmio Odair Firmino de Solidariedade para os destaques das ações sociais em realizadas em nossa Arquidiocese, a partir da Cáritas e Pastorais Sociais. “Queremos agradecer a todos que visitaram e participaram deste momento da economia solidaria, onde vários empreendimentos vieram com seus produtos trazer um novo modo de ser e relacionar com a economia, pois a Feira da Economia Solidária é isso, é celebrar as conquistas de um ano de trabalho e compartilhar com todos que é possível trabalhar para o bem comum”, disse o Padre Orlando Barbosa, vice-presidente da Cáritas.

Sobre os projetos premiados

O prêmio Odair Firmino de Solidariedade foi criado em 2010 pela Cáritas Brasileira, com o objetivo de promover a solidariedade, valorizar as experiencias e ações coletivas e reconhecer os esforços das organizações, entidades e grupos populares na defesa da vida e dos direitos humanos. Este prêmio de referência nacional quer manter viva a chama da paz, da esperança e da solidariedade, revelando ações libertadoras presentes nas contradições da história. Entre os contemplados que receberam a premiação das mãos de Dom Sérgio estiveram: A Associação de Artesãs Indígenas de Manaus Amazônia Viva (AAIMAV) e a Associação de Moradores São Francisco do Mainã, pertencente à Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Pobres, no bairro do Puraquequara.

Nesse momento bonito e nacional, onde a gente comemora o aniversário de 60 anos da constituição da Cáritas brasileira, vocês estão aqui sendo premiados, mas junto com vocês estão tantos outros empreendimentos que se fazem presentes expondo seus produtos e que lutam por uma causa comum, por uma causa coletiva e para o bem de todas as comunidades. Este é um sonho de Deus, é a chama que ilumina e que mostra os caminhos. Parabéns pela história que vocês têm, foi um prazer conhecê-los e continuem sempre nesse caminho”, comentou o arcebispo durante o seu discurso de premiação.

montagem

 



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

1 Comentário em "Feira de Economia Solidária finaliza com premiação aos projetos que se destacaram"

avatar
iara Lanza
Visitante

Boa noite a todos!
Gostaria de parabenizar a iniciativa da arquidiocese de Manaus, no apoio e patrocínio a este Projeto “FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA”!.. Foi um momento bonito e de amplitude nacional em que homenageamos os 60 anos de constituição da CARITAS Brasileira.
Parabéns a todos que contribuíram e se fizeram presentes em especial a nossa equipe da Pastoral da Pessoa Idosa!!!

wpDiscuz