Você lembra da última vez que você agradeceu sua esposa ou esposo por tantas alegrias que esta pessoa dera a você em sua vida? E a seu pai ou sua mãe, você lembra de quando você reconheceu publicamente todo o bem, toda a dedicação e amor a você oferecido até então? E ao seu patrão, você alguma vez agradeceu pela confiança depositada em você e por tudo o que você conquistou na sua vida através deste emprego?
Talvez voce deve estar agora refletindo, o por que de tantas perguntas. Vou responder a você através de uma outra pergunta. O que você sentiria se a pessoa que você mais ama não voltasse pra casa? Minha intenção com esse questionamento é convidar você a pensar agora nas pessoas especiais da sua vida, amadas por você e que talvez ainda não saibam o quanto você as ama e é grato por tudo que delas recebera na vida.
Um dos maiores estudiosos da Psicologia Positiva, Professor Martin Seligman da Universidade da Pensilvânia, afirma que a gratidão pode tornar a vida mais feliz e satisfatória. Existem pesquisas que indicam um aumento de 2 a 4% no nível de felicidade quando a pessoa se beneficia de uma lembrança agradável de um acontecimento positivo ocorrido em sua vida. Essas mesmas pesquisam apontam um acréscimo de até 19% no nível de felicidade quando a gratidão é expressa aos outros.
É possível que você esteja agora dizendo a si mesmo, ser desnecessário expressar gratidão: “as pessoas já sabem que eu sou grato a elas”. Permita-me dizer algo você: “as vezes expressamos nossa gratidão de forma tão casual e rápida que ela se torna quase sem sentido”. Permita-me ainda fazer um pedido a você? Que tal agora, neste exato momento vivenciar uma experiência geradora de fortalecimento dos relacionamentos? Tal exercício que proponho a você, é chamado “Visita de agradecimento”. Com ele, você terá a oportunidade de experimentar como é expressar sua gratidão de uma forma atenciosa e intencional.
A prática consiste em escrever uma carta de gratidão a uma pessoa viva e entrega-la pessoalmente. A carta deve ter em torno de trezentas palavras, ser concreta e relatando o que esta pessoa fez por você e como isso afetou sua vida. Em seguida marque um encontro com essa pessoa. Lembre-se, esse exercício é muito mais divertido quando é uma surpresa. Quando você se encontrar com ela, leia a carta sem pressa. Observe as reações dela e as suas. Caso não seja possível encontra-la pessoalmente, que tal usar o telefone?
O professor de Psicologia Positiva Tal Ben-Shahar em Harvard, afirma: “ Manifestar gratidão aos familiares e amigos é uma das maneiras mais efetivas de aumentar o bem estar e evitar a depressão, tanto para quem escreve a carta e a lê como para quem a recebe e a escuta”. Digo a você que já indiquei esse exercício a várias pessoas e já ouvi relatos extraordinários. Se você quiser compartilhar sua experiência da visita de agradecimento comigo, mande-me um e-mail relatando este encontro de gratidão. Um lembrete para a visita, leve um lenço pra enxugar suas lágrimas, não de tristeza mas de Felicidade.
Artigo de padre Charles Cunha da Silva
Publicado no jornal Diário do Amazonas, no dia 23 de outubro de 2016.