Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Agradeça e seja feliz!

A Felicidade mais que sorte, é uma questão de escolha. Que sentindo essa afirmação faz pra você?

Uma importante pesquisadora norte-americana Barbara Fredrickson em seus estudos, destaca que existe uma relação direta entre a prática da gratidão e a Felicidade. Diz a pesquisadora que a gratidão é uma emoção positiva que amplia o sentimento de bem-estar emocional, torna a pessoa mais criativa, mais resiliente, mais saudável, mais feliz e socialmente mais integrada.

Barbara Fredrickson ressalta que gratidão mais que sentimento, é o reconhecimento que se faz por uma bondade recebida. Repito, a gratidão acontece mediante o reconhecimento da bondade. Quero exemplificar isso através do trecho bíblico do Evangelho segundo Lucas no capítulo 17, quando 10 leprosos são curados por Jesus e somente um volta para agradecer. Pergunta Jesus: “Onde estão os outros 9 que receberam a cura?”. Com a ajuda deste texto pode-se considerar que há uma diferença entre receber uma graça e experimentar a graça. Ao se perceber que o outro fez algo não por obrigação mas por bondade, brota a gratidão. A gratidão é agradável. Dá prazer. Também é motivadora. Você já percebeu que ao se sentir grato, você sente uma necessidade de partilhar a bondade recebida com os outros?

O grande perigo da ausência do reconhecimento da gratidão, é passar a ver a vida como um “lixo”, podendo levar até a depressão. Na gratidão, se diz sim à vida. Uma pessoa grata, apesar do sofrimento, percebe de um modo ou de outro, a beleza da vida como algo que vale a pena ser vivida. Certa vez ouvi esta frase: “Não tenho tudo que quero mas amo tudo que tenho”. Faz sentido pra você esta frase?

A gratidão como atitude escolhida para perceber no cotidiano, a visita da felicidade nos acontecimento mais simples da vida. Quero dizer a você da possibilidade de aperfeiçoar a capacidade de reconhecer o dom da vida. Fazer uma escolha consciente de ver as bênçãos, e não as maldiçoes. E que as tuas reações internas não podem mais serem determinadas por forças externas.

Preciso ser verdadeiro com você. O fato de a gratidão ser uma escolha consciente não implica que seja fácil. Apesar de ser agradável, a capacidade de escolhe-la não surge naturalmente, precisa de esforço. A gratidão deve ser conscientemente praticada. Que tal começar neste momento, aqui e agora. Concentre-se por um instante, e procure lembrar de 3 momentos extraordinários guardados em teu coração com muita gratidão, momentos de felicidade. Talvez você lembre também de pessoas muito queridas que ajudaram você a recuperar a alegria e a esperança de viver quando o teu coração era um rio de tristezas. O que você sente agora com essas lembranças? Que tal agradecer por tudo isso e experimentar de novo, a Felicidade?

 

pe-charles

Artigo de padre Charles Cunha da Silva

Publicado no jornal Diário do Amazonas, no dia 16 de outubro de 2016.

 

 


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz