Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Nomeado novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus

O Papa Francisco nomeou o mais novo bispo auxiliar de Manaus, o Monsenhor Edmilson Tadeu Canavarros dos Santos. Ele pertence à congregação Salesianos de Dom Bosco (SDB) e atualmente é diretor da Obra Social Paulo VI, em Campo Grande, Estado do Mato Grosso do Sul. As datas de sua ordenação episcopal e posse na Arquidiocese ainda serão definidas.

O novo bispo auxiliar é natural de Corumbá, Mato Grosso do Sul, nascido no dia 3 de dezembro de 1967. É o oitavo filho dentre os doze do casal Jacinto dos Santos (falecido) e de Elirene Canavarros dos Santos. Estudou no Colégio Santa Teresa em Corumbá, onde, na convivência com os salesianos, foi despertada sua vocação. Entrou no pré-aspirantado no ano de 1982, em Araçatuba- São Paulo. Fez a primeira profissão religiosa no dia 31 de janeiro de 1988.

Fez Filosofia na Obra Social Paulo VI, em Campo Grande (MS), de 1988 a 1990; e Teologia no Instituto Teológico Pio XI, em São Paulo, de 1993 a 1996, onde aprofundou sua vocação sacerdotal para o bem da juventude e a promoção humana dos mesmos, preparando-se para dedicar-se como sacerdote aos jovens através do anúncio do Reino de Deus.

Em 7 de dezembro de 1996, em Campo Grande, foi ordenado padre, tendo sua primeira missão a formação no noviciado localizado em Indápolis (MS), de 1997 a 1998. Fez experiência de estudos em Roma, na Universidade Pontifícia Salesiana (UPS) na Itália, mas em seguida foi transferido para o aspirantado do Instituto São Vicente, em Campo Grande, assumindo a direção do mesmo de 1999 a 2002, nesse tempo também lecionou no Instituto de Teologia (ITEL), na Regional Oeste 2. Em julho de 2002 foi transferido para a Lins, em São Paulo, para assumir como diretor geral do colégio salesiano e faculdades salesianas, até abril de 2004. Em 2004 foi ao Instituto Teológico Pio XI para colaborar com a formação presbiteral dos salesianos, de 2005 a 2008 assumiu a direção deste instituto e no segundo semestre de 2008 foi nomeado pelo Reitor-Mor dos Salesianos como Vice-Provincial da Missão Salesiana de Mato Grosso.

De 2010 a 2012, assumiu a direção do pós-noviciado, em 2013 tornou-se diretor do Instituto São Vicente e em 2014 assumiu a direção da Obra Salesiana de Corumbá. Em 2015 foi nomeado pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande, e em 2016 ocupou a função de pároco e diretor da Obra Social Paulo VI.



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

5 Comentários em "Nomeado novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Manaus"

avatar
Júlio
Visitante

Que demais! Seja bem vindo, dom Edmilson!

Ronaldo Vargas Oliveira
Visitante

Demos graças a Deus

Piera Angela Feliciani
Visitante

Forse … veramente il Santo Padre è stato guidato dallo Spirito Santo in questa non facile nomina. Mi permetta … sembra che … vista la sua preparazione e vissuto. Dopo la “Consolata”, “Maria Ausiliatrice” ed i Salesiani sono per me … Auguro al nuovo Vescovo un espletamento del suo magistero ricco di Grazie e, me lo permetta, Giustizia. Il tempo mostrerà! Complimenti: Piera Angela Feliciani

Osvaldina
Visitante

Fico feliz pela nomeação do novo Bispo auxiliar, sendo salesiano, acredito que deverá ter o olhar direcionado ao povo de periferia e do interior. Bem vindo ao nosso Amazonas!

Rafael Aliberti
Visitante

Salve padre Tadeu!!!! Ficamos muito felizes de saber a notícia, o senhor tem um lugar em nossos corações muito especial. RAFAEL E TAMARA. Dourados-MS.

wpDiscuz