Milhares de fiéis participam de círio de Nossa Senhora de Nazaré realizado em Manaus

Uma multidão de fiéis participou do Círio de Nazaré realizado na manhã do último domingo, 9 de outubro, com início às 7h da manhã, do Santuário Nossa Senhora de Fátima. Por volta das 9h50 os devotos chegaram à Igreja de Nossa Senhora de Nazaré – Setor   Parque 10 de Novembro, e a imagem foi conduzida até o altar pelo pároco Pe. Mário Missiato e recebida sob chuva de pétalas de rosas.

A celebração eucarística que ocorreu em seguida foi presidida pelo bispo auxiliar, Dom José Albuquerque, que ao saudar Nossa Senhora afirmou que a não se trata de idolatria, mas de recordar a mãe de Jesus que também é a mãe da humanidade, mãe de todos até dos que não a reconhecem. Também explicou sobre a oração do rosário e a importância de rezá-lo pois nele contemplamos os mistérios que recordam a vida de Jesus, também como ele aprendemos a rezar como Maria reza, pois foi ela mesma que nós ensinou e nos pediu que rezássemos todos os dias.

Trata-se de um evento tradicional, realizado em Manaus há mais de 100 anos, que traz símbolos como 1. imagem de Nossa Senhora de Nazaré, ornada com muitas flores; 2. corda que representa a união do sofrimento, da fé, da crença, da penitência, erguida pelos romeiros, durante a procissão, em homenagem a Maria de Nazaré, deste de 1866, considerado pelos fiéis como um elo de ligação entre os devotos e a Santa Virgem de Nazaré; 3. Berlinda, simples objeto que conduz a imagem de Nossa Senhora, é a personificação de veneração dos promesseiros à Mãe de Jesus, a berlinda da Virgem de Nazaré é protegida por um grupo muito especial, chamado de “Guarda da Virgem da berlinda”; 4. Manto, a cada procissão é sempre um novo manto envolvendo a imagem de Nossa Senhora; 5. Promesseiros, muitos participam da procissão descalços, outros vestem seus filhos de anjos, caminham segurando a corda, distribuem água, carregam pequeninas casas ou objetos de cera que representam as graças e curas alcançadas; e 5. Hinos de Nossa Senhora.

Em breve a matéria completa.

Confira algumas fotos