Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Milhares de fiéis participam de círio de Nossa Senhora de Nazaré realizado em Manaus

Uma multidão de fiéis participou do Círio de Nazaré realizado na manhã do último domingo, 9 de outubro, com início às 7h da manhã, do Santuário Nossa Senhora de Fátima. Por volta das 9h50 os devotos chegaram à Igreja de Nossa Senhora de Nazaré – Setor   Parque 10 de Novembro, e a imagem foi conduzida até o altar pelo pároco Pe. Mário Missiato e recebida sob chuva de pétalas de rosas.

A celebração eucarística que ocorreu em seguida foi presidida pelo bispo auxiliar, Dom José Albuquerque, que ao saudar Nossa Senhora afirmou que a não se trata de idolatria, mas de recordar a mãe de Jesus que também é a mãe da humanidade, mãe de todos até dos que não a reconhecem. Também explicou sobre a oração do rosário e a importância de rezá-lo pois nele contemplamos os mistérios que recordam a vida de Jesus, também como ele aprendemos a rezar como Maria reza, pois foi ela mesma que nós ensinou e nos pediu que rezássemos todos os dias.

Trata-se de um evento tradicional, realizado em Manaus há mais de 100 anos, que traz símbolos como 1. imagem de Nossa Senhora de Nazaré, ornada com muitas flores; 2. corda que representa a união do sofrimento, da fé, da crença, da penitência, erguida pelos romeiros, durante a procissão, em homenagem a Maria de Nazaré, deste de 1866, considerado pelos fiéis como um elo de ligação entre os devotos e a Santa Virgem de Nazaré; 3. Berlinda, simples objeto que conduz a imagem de Nossa Senhora, é a personificação de veneração dos promesseiros à Mãe de Jesus, a berlinda da Virgem de Nazaré é protegida por um grupo muito especial, chamado de “Guarda da Virgem da berlinda”; 4. Manto, a cada procissão é sempre um novo manto envolvendo a imagem de Nossa Senhora; 5. Promesseiros, muitos participam da procissão descalços, outros vestem seus filhos de anjos, caminham segurando a corda, distribuem água, carregam pequeninas casas ou objetos de cera que representam as graças e curas alcançadas; e 5. Hinos de Nossa Senhora.

 

Em breve a matéria completa.

 

Confira algumas fotos

 



Por: Ana Paula Gioia Lourenço

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz