Documento Amoris Laetitia é debatido em Assembleia Arquidiocesana da Catequese

Uma vasta programação marcou a Assembleia Arquidiocesana da Catequese, que ocorreu no dia 8 de outubro,no Centro de Formação da Arquidiocese de Manaus (CEFAM), localizado na Av. Joaquim Nabuco, 999 (Centro). A assembleia iniciou as 8h com a acolhida dos setores com orações, cantos, em seguida a leitura da pauta da assembléia que teve como tema central a Exortação Apostólica Pós-sinodal do Papa Francisco, baseada na explanação do documento Amoris Laetitia, sobre o amor na família, que foi ministrada pelo bispo auxiliar Dom José Albuquerque.

Segundo Cleidiane Anjos, coordenadora da Catequese Arquidiocesana a Serviço (CAS), após o momento inicial da animação, foi apresentada uma estatística geral do número de catequistas por idade, escolaridade, estado civil, catequizados e apresentação da realidade geral dos setores. Na sequência, cada um dos 12 setores apresentaram os seus símbolos, com um breve histórico explicando o motivo de ter se escolhido símbolo para a catequese do setor. Só depois veio a explanação do documentos com Dom José.

Ele abordou de modo geral, mas deu enfâse principalmente no capitulo 8, que falou sobre a importância da valorização da família e como devemos saber acolher bem todos os tipos de família seguindo as orientações do Papa Francisco que nos diz que devemos ser misericordiosos uns com os outros”, comentou a coordenadora do CAS. Após o almoço a assembleia seguiu com as pistas de orientação para responder algumas perguntas com a finalidade de saber se as escolas bíblicas e teológicas estão de acordo com a orientação que vem a nível Nacional, explicou Cleidiane.

Depois de responder essas perguntas em grupo, cada setor já trouxe uma especie de planejamento das atividades para o ano de 2017, com tema horário e local que foi exposto na plenária para todos os presentes, onde os coordenadores colocaram as datas do calendário para ser feito um calendário geral com a programação de todos os setores. Por fim teve os avisos finais e oração coletiva realizada pelo setor alvorada, finalizando o encontro por volta das 16h.