Arquidiocese de Manaus
Arquidiocese de Manaus

Fiéis participam da transladação da imagem de N.S. De Nazaré para o Santuário de Fátima

 

Aproximadamente 18mil pessoas participaram na noite deste sábado (08/10), da tradicional procissão de transladação da imagem de Nossa Senhora de Nazaré para o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, localizado na Av. Tarumã, bairro Praça 14. Uma verdadeira festa da fé e homenagem a mãe de Jesus, que começou muito antes da caminhada, com devotos lotando a igreja de Nossa Senhora de Nazaré para assistir a celebração presidida pelo arcebispo de Manaus, Dom Sérgio Castriani e concelebrada pelo pároco, pe. Mário Missiato.

Após a celebração, os fiéis foram tomando seu lugar próximo a corda e rapidamente uma multidão já havia se formado, ansiosos para começar a caminhar, rezar, cantar e pagar suas promessas. E assim, com todos a postos que a procissão realmente iniciou por volta as 19h30 e nem uma leve chuva que caiu durante o percurso, desanimou os devotos que seguiram firme forte por todo o trajeto. Muitos iam descalços, outros iam carregando maquetes de casa, foto de carro, ou simplesmente iam distribuindo água e brinquedos para os devotos durante a caminhada, tudo como uma forma de agradecer e pagar alguma graça alcançada.

Claro que para quem participa é uma emoção única e indiscritivel, que emociona até os que já possuem caminhada na igreja. “A procissão simboliza o amor dos fiéis para com a Mãe de Cristo. Para mim, ao ser escolhida para levar o estandarte da paróquia me trouxe muita alegria. E com muito amor no coração sou agradecida a Deus por me dar um momento tão especial. Ao receber a bandeira beijei-a e disse: Mãe te amo. Que Nossa Senhora derrame muitas bênçãos sobre todos nós. Viva Maria de Nazaré!”, declarou Cristina Jager, que faz parte do Apostolado da Oração.

A procissão durou pouco mais de uma hora e pelas ruas que passava era recebida com muito carinho e devoção a Nossa Senhora de Nazaré, algumas casas até enfeitavam a sua frente com pequenos altares e, ao chegar próximo ao Santuário de Fátima, foram recebidos com vários fogos de artifícios que brilharam no céu por mais de 5 minutos. Já dentro da igreja os fieis faziam o possível para conseguir um lugarzinho e assim receber as bençãos do bispo. “Foi uma belíssima procissão, emocionante e cheia de bençãos. É a primeira vez que participo e estou muito feliz, ainda mais por ter minha filha como pré-coroinha, é motivo de graça”, disse Patricia Helena

montagem01

Segurança em primeiro lugar

Antes dos devotos botarem o pé na estrada, uma equipe de cerca de 200 voluntários comandados por Franciomar Costa, coordenador da procissão, checava os últimos detalhes para que tudo ocorresse com a maior segurança possível. “Notamos que o número de pessoas que vem no sábado esta cada vez maior, por isso viemos nos organizando há cinco meses para que ninguém se machuque durante o trajeto, para isso estamos contando com o apoio dos bombeiros, Manaustrans e até do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da Polícia Militar”, explicou.

Segundo Franciomar, entre as novidades desse ano estão o tamanho da corda e também o círio mirim, para os pais que quiserem trazer seus baixinhos. “Aumentamos cada corda (são duas no total) em 20m em virtude do contigente de pessoas que participa ter crescido e, geralmente nessa procissão a gente aconselha que não tragam crianças, mas como forma de incentiva-las, o pessoal da catequese esta se organizando para no próximo sábado realizarem o círio mirim as 16h, onde os pais poderam trazer seus filhos para dar uma volta aqui nas ruas da vila”, comentou.

Por Érico Pena – Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Por: Érico Pena

Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Manaus



Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
wpDiscuz